Stellantis Ventures define primeiros investimentos em mobilidade sustentável

Missão do fundo é acelerar a implantação de tecnologias de mobilidade inovadoras e centradas no cliente

Dez startups e um fundo de capital de risco voltado para a mobilidade foram considerados para os primeiros investimentos principais da Stellantis Ventures, o fundo de capital de risco da Stellantis N.V. formado para apoiar e amplificar a execução do plano estratégico Dare Forward 2030 para liderar a mudança em direção a uma mobilidade mais sustentável e uma melhor experiência a bordo do veículo para todos os clientes.

Três dos projetos apoiados serão lançados este ano, validando a missão do fundo de acelerar a implantação de tecnologias de mobilidade inovadoras e centradas no cliente, além de apoiar diretamente as diretrizes contidas no plano estratégico.

"Transformar a Stellantis numa empresa de tecnologia de mobilidade sustentável significa que temos que ter a mentalidade de uma startup, centrada nos nossos clientes e trabalhando com uma dose de impaciência", afirmou Ned Curic, vice-presidente executivo de Tecnologia da Stellantis. "Estamos utilizando a força da Stellantis Ventures para nos ligarmos a empresas que estão desenvolvendo tecnologia de ponta que acreditamos poder transformar a experiência a bordo e melhorar o setor da mobilidade, para os nossos clientes e para a sociedade como um todo."

Os investimentos apoiam o plano estratégico Dare Forward 2030 e estão alinhados a três pilares principais: Responsabilidade (“Care”), Tecnologia (“Tech”) e Valor (“Value”).

Veículos elétricos

A Stellantis Ventures foi anunciada em março de 2022 como uma componente fundamental do plano estratégico Dare Forward 2030 da empresa, que estabelece uma série de objetivos importantes, liderados por cortes profundos nas emissões para reduzir o CO2 para metade até 2030, comparando as métricas de 2021, e alcançar o carbono líquido zero até 2038 com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes.


Continua depois da publicidade


Os principais objetivos do Dare Forward 2030 incluem também que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de automóveis de passageiros e comerciais leves nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos até ao final da década; a ambição de duplicar as receitas líquidas até 2030 (em comparação com 2021) e manter margens de rendimento operacional ajustado de dois dígitos ao longo da década; e o objetivo de se tornar o número um em termos de satisfação do cliente relativamente a produtos e serviços em todos os mercados até 2030.