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Seis milhões de carros elétricos serão distribuídos em 2022, segundo previsão do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
“Na COP26, que aconteceu em novembro de 2021, o Conselho Zero Emission Vehicle Transition concordou que os fabricantes de veículos se comprometeriam a vender apenas veículos de emissão zero até 2040, pressionando o setor automotivo a se preparar para a descarbonização no transporte. Carros elétricos são uma importante tecnologia para ajudar a reduzir a emissão de gases CO² do setor de transporte”, diz Jonathan Davenport, Diretor de Pesquisa no Gartner. “A escassez contínua de chips afetará a produção de veículos elétricos em 2022 e, embora as remessas de vans e caminhões sejam atualmente pequenas, elas crescerão rapidamente nas empresas conforme os empresários identifiquem novos benefícios financeiros e ambientais na eletrificação de suas frotas”.
O Gartner prevê que carros elétricos representarão 95% do total de remessas de veículos elétricos em 2022 e o restante será dividido entre ônibus, vans e caminhões pesados.
Com a China impondo um novo modelo para as montadoras e exigindo que os veículos elétricos representem 40% de todas as vendas até 2030, os fabricantes de veículos terão que criar fábricas e linhas de montagem para produzir carros elétricos. O Gartner estima que a Grande China será responsável por 46% das remessas globais de veículos elétricos em 2022, assumindo a posição número 1 do mercado de remessas globais, com 2,9 milhões de veículos elétricos em 2022. A Europa Ocidental deverá produzir 1,9 milhão de unidades em 2022, ocupando o segundo lugar no ranking. Espera-se que a América do Norte seja a terceira região em remessas com 855,3 mil veículos elétricos em 2022.
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“Os planos da Unidade Europeia para reduzir as emissões de CO² de carros em 55% e vans em 50% até 2030 são um catalisador para a aceitação de veículos elétricos na Europa”, diz o analista do Gartner.
Enquanto os governos de todo o mundo introduzem novos regulamentos e incentivos para abastecer as vendas de veículos elétricos, a indústria automotiva também está aumentando o investimento em empresas que fornecem infraestrutura de carregamento e tecnologia de baterias de veículos para apoiar e reforçar a transição para veículos elétricos por consumidores e empresas. O Gartner prevê que o número de carregadores públicos para veículos elétricos chegará a 2,1 milhões de unidades em 2022.
Para promover a transição para veículos elétricos, os fabricantes automotivos terão que abordar vários fatores, como reduzir o preço dos automóveis, criar maneiras de reciclar e oferecer uma seleção mais ampla de modelos, sempre com maior autonomia.
“Além disso, uma questão importante que deve ser abordada é a falta de disponibilidade de carregamento rápido para carregamento doméstico e público”, diz Davenport. “Os provedores de serviços públicos precisarão aumentar seus investimentos em infraestrutura de rede inteligente para lidar com o crescente consumo de eletricidade. Além disso, para atender às ambições das mudanças climáticas, os países que utilizam combustíveis fósseis para gerar eletricidade precisarão redesenhar sua geração de energia para responder à transição”.
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