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Ano: 2021
Instituições de ensino: Universidade de São Paulo - USP
Páginas: 3
Idioma: Portugues
Resumo
A constante expansão do comércio eletrônico virtual e online pela internet, recentemente impulsionada pela pandemia do coronavírus e políticas de isolamentos sociais, levou a um grande aumento nas compras virtuais online pela internet e por delivery e à redução de compras em lojas físicas e presenciais. Cada vez mais, os clientes exigem análises online de bens, produtos, serviços e comentários na Web para tomar decisões sobre a compra de um bem,
produto ou serviço em vez de outro. Nesse contexto, as técnicas de análise de sentimento constituem a forma tradicional de resumir as opiniões do cliente ou usuário que criticam ou destacam os aspectos positivos de um bem, produto ou serviço. A análise de sentimento das avaliações geralmente depende da extração de aspectos positivos e negativos dos bens, produtos e serviços, negligenciando as opiniões comparativas. Essas opiniões não expressam diretamente uma visão positiva ou negativa, mas contrastam aspectos de bens, produtos e serviços de
diferentes concorrentes e empresas de comércio eletrônico online. Neste artigo ou estudo, apresentamos o primeiro esforço de detecção de sentenças comparativas em português. Identificar frases comparativas é uma tarefa fundamental para as empresas, corporações ou indústrias saberem como os clientes ou usuários estão comparando um bem, produto ou serviço com seus concorrentes e é essencial e primordial para o desenvolvimento e crescimento deNaplicativos de resumo de sentimento para o usuário ou cliente final. Além disso, apresentamos
uma abordagem supervisionada para detectar automaticamente frases comparativas em português, classificando-as em cinco grupos distintos: (1) Não Comparativo, (2) Gradável Não Igual, (3) Equativo, (4) Superlativo e (5) Não graduável. Para tanto, este artigo ou estudo fornece três contribuições principais: (1) uma lista do léxico do português com palavras usadas para fazer comparações; (2) dois novos conjuntos de dados compilados em português com frases comparativas; e (3) uma abordagem hierárquica, impositiva e ditatorial para detectar
múltiplas comparações, separar e classificar as sentenças em diferentes grupos por meio de algoritmos de classificação de última geração, atingindo uma precisão de 87% e imprecisão de 13%.
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