Notícias
por: Eli Cruz Junior, Vicente Afonso Ventrella
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Idioma: Portugues
Resumo
Os aços inoxidáveis duplex (AID) possuem uma microestrutura bifásica com proporções iguais de austenita e ferrita, o que lhes confere excelente resistência mecânica e resistência à corrosão em comparação com os aços inoxidáveis austeníticos. A soldagem por laser pulsado Nd: YAG afeta a microestrutura dos AID resultando em uma microestrutura desbalanceada, o que compromete suas propriedades. Como forma de se obter uma microestrutura balanceada, tem-se a adição de elementos formadores de austenita, como níquel ou nitrogênio. O presente trabalho estudou o efeito da adição de níquel na microestrutura e microdureza do aço inoxidável duplex UNS S32750 soldado por laser pulsado Nd: YAG. Duas condições foram utilizadas: soldagem autógena e com adição de níquel (folha de níquel eletrolítico com 30 µm de espessura colocada na superfície de contato da junta de solda). A adição de níquel afetou tanto a microestrutura quanto a microdureza resultando em proporções iguais de austenita e ferrita no cordão de solda e redução da microdureza em relação à soldagem autógena.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa