Notícias
por: Jonas Renato Dias Alves Dinis, Emerson Augusto Raymundo, Amir Junior, Marcelo Carvalho
Ano: 2019
Instituições de ensino: faculdade de tecnologia de pindamonhangaba, Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec Pindamonhangaba
Idioma: Portugues
Resumo
O ferro fundido nodular, é um material que está sendo muito utilizado na indústria automotiva e cada vez se torna mais competitivo, com isso a importância de se ter processos mais robustos e mais capazes passa a ser uma necessidade no dia a dia. Neste trabalho foi estudada a importância da cobertura da superfície do metal na panela de fundição em relação a perdas de temperatura, bem como a influência do tempo e da temperatura na perda do magnésio e da nodulização. Pode-se verificar também que quanto melhor a cobertura da superfície do metal, menor a perda em função do tempo, isso aconteceu quando utilizado palha calcinada como cobertura da superfície ao invés de palha comum. No estudo da perda do magnésio pode-se concluir que ocorre de fato uma perda gradativa por vaporização bem como uma perda na nodulização, seja por temperaturas mais altas ou por tempos excessivos de espera entre vazamento e fundição.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Próximos eventos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa