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por: Anderson Sicka de Oliveira
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Orientadores: Julio César Lodetti
Ano: 2019
Instituições de ensino: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Páginas: 22
Idioma: Portugues
Notas:
Curso: Especialização em Engenharia Automotiva.
Resumo
Este trabalho aborda o estudo comparativo entre os principais sistemas de injeção de combustível Diesel (para veículos comerciais médios e pesados) em relação as resoluções brasileiras de emissões de poluentes atuais e futuras, com o objetivo de identificar quais os sistemas mais promissores para esta questão. Visando cumprir com este objetivo proposto, foram desenvolvidos ao longo deste trabalho, o estudo bibliográfico a respeito do que são os motores de combustão interna ciclo Diesel (Ignição por compressão), o que são sistemas de injeção de combustível Diesel, os principais tipos existentes, seus principais parâmetros e quais as resoluções brasileiras atuais e futuras para emissão de poluentes para este tipo de motor. Com isto, na etapa de metodologia, foi realizado o agrupamento das informações e parâmetros estudados referentes a estes itens, possibilitando desta forma, a realização do estudo comparativo entre os sistemas, onde a partir da análise dos resultados deste estudo, foi possível concluir que os sistemas mais promissores em relação as resoluções de emissões de poluentes atuais e futuras, são os sistemas: de Unidade Injetora, de Bomba Unitária e Common Rail. A partir disto, foi possível concluir que o objetivo geral foi atingido.
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