Fabricantes de máquinas e equipamentos (OEMs) que queiram oferecer benefícios seguros de monitoramento remoto e resolução de problemas para seus clientes, sem investir em infraestrutura cara, podem utilizar o novo serviço de engenheiro de suporte virtual da Rockwell Automation.
Essa solução oferece acesso proativo e fácil com as tecnologias existentes de TI, permitindo aos OEMs identificar e resolver problemas técnicos, fazer manutenção preventiva programada de forma proativa e monitorar sua base de máquinas instaladas para ajudar a aperfeiçoar o desempenho das máquinas.
“No mercado global atual altamente competitivo, a capacidade de oferecer suporte remoto com preço competitivo e altamente seguro de qualquer lugar do mundo pode ser um diferenciador exclusivo para OEMs”, observa o gerente de produtos globais da Rockwell Automation, Jon Furniss.
Enquanto a maioria de outras soluções de mercado para usuários transfere os dados de forma bidirecional através de um firewall, o serviço de engenheiro de suporte virtual baseia-se exclusivamente em comunicação outbound aprovada por TI. Isso ajuda a evitar vírus de computador, códigos maliciosos (worms) ou outras ameaças digitais relacionadas à transferência inbound. A segurança é mais incrementada com recursos agregados, como logins registrados, trilhas de auditoria completas, gravação em vídeo e a capacidade do usuário final receber os direitos para garantir o acesso sob demanda.
Os fabricantes de máquinas e equipamentos que utilizam o Serviço de Engenheiro de Suporte Virtual recebem acesso a alarmes em tempo real que podem ser enviados via mensagem de texto ou por e-mail, para eles mesmos, seus clientes ou para o engenheiro de serviço de suporte remoto.
Os OEMs utilizam uma interface gráfica simples para configurar alarmes de equipamentos e indicadores de desempenho importantes, permitindo rápida resposta a problemas e prevenção proativa. Os recursos de alarme também podem indicar futuras falhas em potencial nos equipamentos, permitindo que os OEMs façam ajustes preventivos antes de ocorrer uma falha.
Em situações de emergência, o serviço de engenheiro de suporte virtual notifica os OEMs quando um equipamento apresenta uma pane. O sistema envia um sinal constante para o centro de serviços da Rockwell Automation, indicando o status online da máquina. Se esta conexão for perdida, a Rockwell Automation notifica imediatamente as partes apropriadas, que podem pesquisar em seguida o problema, a partir de qualquer local.