Com o lançamento do Legacy 500, que teve seu primeiro voo realizado nesta terça-feira (27) em São José dos Campos (SP), a Embraer espera se tornar mais competitiva no mercado internacional de jatos executivos, fatia que a empresa brasileira ainda não conquistou.
O avião – que levou quatro anos para ser projetado com um custo de R$ 1,5 bilhão – terá capacidade para até 12 passageiros e vai custar cerca de R$ 40 milhões. Ele ainda vai passar por testes e depois será fabricado em São José dos Campos. A expectativa é que a aeronave entre no mercado em 2014.
O modelo é o primeiro desse tamanho a ter a tecnologia fly by wire, que troca os tradicionais controles mecânicos, formados pelo conjunto de alavancas, cabos e engrenagens, por informação digital, transmitida por fios.
Esse tipo de tecnologia já é usada por empresas como a Boeing e a Airbus, mas não em aviões pequenos. "Nesse segmento onde nós estamos entrando com o Legacy 500 nenhum outro fabricante tem disponível. O Legacy 500, ele muda a plataforma, o nível tecnológico, ele tem um sistema de comando de voo eletrônico", explicou o vice-presidente da Embraer, Marco Túlio Pellegrini.
Os pilotos de ensaio opinaram na composição da cabine, que não tem o tradicional manche, está mais moderna e confortável, além de mais segura. "O que nós decidimos foi a utilização de um side stick, que é um comando que substituiu o tradicional que fica no centro do painel, o que nos fez ganhar volume. Esse avião é mais sólido, muito mais estável em turbulência, ele não chacoalha tanto. Isso traz vantagem ao passageiro que sente um voo mais confortável e ao piloto, porque ele consegue manter uma trajetória mais estável", explicou o piloto de ensaio, Mozart Louzada.