Notícias
Apesar do conceito de inovação ser bastante variável, dependendo de sua aplicação, uma premissa é certa: toda inovação deve gerar vantagens competitivas para o negócio. Dependendo de seu impacto, uma inovação se apresenta em mais de uma forma. Existem as incrementais, que têm limitado grau de novidade. E existem as radicais, que proporcionam um novo padrão competitivo, transformando as relações de mercado.
No final do século 19, em um pequeno povoado do Japão, buscando facilitar o trabalho de sua mãe, o filho de um carpinteiro buscava formas de melhorar o tear manual. Em 1924, Sakichi Toyoda, então fundador da Toyoda Loom Works, cria o tear automático e revoluciona a indústria têxtil do país. Pouco tempo depois, o seu filho Kiichiro, em visita aos EUA, se encanta pelo ambiente inovador da indústria automobilística americana. E em 1937, com a venda da patente dos teares automáticos, nasce a Toyota, a primeira montadora japonesa.
Surge então o modelo Toyota de produção que tinha como meta desenvolver carros pela metade do tempo, metade do custo, em metade do espaço, sem comprometer o alto padrão de qualidade. Na verdade, a ideia foi simples. A empresa devia atender aos anseios dos clientes, proporcionando conforto e tecnologia na medida certa, mas eliminando funcionalidades que o cliente nem estava disposto a pagar. A base modelo foi a eliminação do desperdício, com os três pilares para a sua sustentação: Just-in-time (Produção Linear), Kaizen (Melhora Contínua) e Jidoka (Automação).
Outra ação da empresa foi em relação aos seus fornecedores. Quando um fornecedor praticava um preço elevado, ao invés de buscar alternativas, a Toyota auxiliava-o operacionalmente para que praticasse o valor mais justo para ambos. Afinal de contas, para garantir a qualidade tem que ter parceiros de confiança. Outro ponto relevante também foi treinar operadores que desenvolvessem mais do que uma única tarefa e operassem mais que uma única máquina, reduzindo assim o contingente de mão de obra nas fábricas.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa
