As ferramentas proporcionadas pelos softwares de gestão do ciclo de vida de produtos (da sigla em inglês PLM) precisam ser melhor exploradas dentro das empresas, de acordo com o professor do Departamento de Engenharia da Produção da Poli/USP em palestra durante o PTC Live Executive Exchange, realizado no último dia 13 de junho em São Paulo.
Zancul estuda o sistema de gestão há 15 anos e atualmente trabalha no desenvolvimento de modelos de referência para o uso adequado de PLM. Ele também é responsável pela criação de um laboratório que permite a alunos de engenharia trabalhar com as soluções em ambiente próximo ao real para o desenvolvimento de produtos, e que conta com o apoio das principais fornecedoras desse tipo de ferramenta, dentre as quais se inclui a PTC.
“Hoje o mercado requer produtos mais complexos com ciclos de desenvolvimento e de vida cada vez mais curtos, o que exige das empresas maior rapidez e capacidade para fazer suas equipes trabalharem de forma integrada”, salientou Zancul. Na sua avaliação, é fundamental que haja maior controle do processo de desenvolvimento de produtos para que estes apresentem menos erros. Além disso, no Brasil, a busca por ganhos de produtividade no desenvolvimento torna-se cada vez mais importante, dada a escassez de pessoas qualificadas para atuar nessa área.
Na avaliação do acadêmico, mesmo as empresas que já estão utilizando o PLM, nem sempre exploram todo o seu potencial. “Em geral a solução tem sido implementada na área de engenharia, o que mostra o uso ainda limitado, uma vez que a grande vantagem oferecida pelo PLM é o de permitir a integração de todas as áreas envolvidas no desenvolvimento de produtos, como as de suprimentos, comercial, qualidade, marketing, entre outras”, destacou Zancul.
O seminário contou também com a participação de Christian de Carvalho, gerente de sistemas da Enfil Controle Ambiental, empresa fabricante e fornecedora brasileira de equipamentos e sistemas de controle de poluição do ar e tratamento de água e águas residuais, que falou sobre como a implantação do Windchill (a solução de PLM da PTC) otimizou o fluxo de trabalho e de gestão dos projetos da companhia. “Tivemos uma redução de 25% no tempo gasto para busca de informações, além de passarmos a contar com todo o histórico dos projetos, com todas as revisões e mudanças que foram feitas, quem as fez, processos de aprovação, e uma série de outras informações que agora ficam preservadas”, destacou.
A Enfil iniciou a implementação do Winchill em junho de 2010, inicialmente na área de engenharia para 10 usuários. Atualmente, 70 profissionais de oito departamentos utilizam o PLM. Entre os benefícios obtidos incluem-se a segurança e confidencialidade dos dados dos projetos, rastreabilidade do processo de elaboração de documentos, e maior controle sobre todos os processos da empresa.