A Tupy vai inaugurar, no sábado (02/06), a nova fábrica de blocos e cabeçotes de motores no seu parque industrial de Joinville.A unidade amplia a capacidade produtiva em mais 70 mil toneladas de blocos e cabeçotes de motores para atender à demanda da indústria automobilística mundial.
Trezentos trabalhadores já foram contratados e, à medida que novos pedidos forem sendo recebidos, a multinacional poderá contratar mais 370. Não há prazo para que isto ocorra. Atualmente, são 9 mil funcionários.
Para reforçar as expectativas positivas em relação aos negócios, a empresa ampliou os investimentos no primeiro trimestre. Foram aplicados R$ 56,2 milhões nos três primeiros meses do ano, uma expansão de 26% em relação ao mesmo período de 2011.
— Os investimentos na compra de equipamentos para melhorias e ampliações nas linhas de produção estão sendo mantidos apesar de termos sentido no primeiro trimestre um desaquecimento nos mercados da indústria automotiva no Brasil, na Europa e na Ásia. Nos EUA, o mercado está se mantendo—, diz o vice-presidente de vendas, Fernando Cestari de Rizzo.
Segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), nos quatro primeiros meses do ano, as exportações da Tupy somaram US$ 165,29 milhões, 11,43% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O executivo acredita que o cenário do mercado doméstico não deverá se deteriorar. Uma das apostas são as recentes medidas de estímulo à indústria, como o corte do IPI nas vendas dos carros.