Minas Gerais vai receber nova fábrica da Brafer

A partir do fim do próximo ano, a Brafer Construções Metálicas estará presente em mais um Estado brasileiro: Minas Gerais. A instalação da nova fábrica, que acontecerá na cidade de Juiz de Fora, está ligada a demanda de empresas do setor de mineração e siderurgia, muito presentes no estado mineiro. A oportunidade de ampliar a atuação da fábrica nas áreas de petróleo e gás e no fornecimento de estruturas para a geração de energia eólica também foi fator que fez a empresa decidir pelos investimentos em Minas Gerais.

O presidente da empresa, Marino Garofani, explica que, com a nova fábrica, o polo mineiro ganhará um centro de serviços destinados a beneficiar aços planos e não planos, que serão fabricados a partir de chapas e perfis de aços fornecidos pelas siderúrgicas locais. "Em um segundo momento, a unidade de Juiz de Fora passará a atuar na produção de estruturas metálicas, em especial, pontes", completa o presidente.

Outro fator que motivou a implantação de uma unidade no município de Juiz de Fora foi o enquadramento da Brafer no Regime Especial Tributário (RET), na qual a empresa foi beneficiada com incentivos fiscais, criando condições diferenciadas concedidas também por outras cidades mineiras.

De Acordo com Garofani, a Brafer busca, além de ampliar sua capacidade de produção, ficar mais perto dos seus clientes. Entre os clientes já atendidos pela Brafer, em Minas Gerais, estão a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), uma a joint venture entre a francesa Vallourec e a japonesa Sumitomo.

Ao todo, A Brafer investirá na unidade mineira R$ 150 milhões na primeira fase da obra e depois, em um segundo momento, prevê um aporte de mais R$ 300 milhões. O novo complexo, de 100 mil metros quadrados, teve suas obras iniciadas no segundo semestre de 2010 e já está em fase de terraplenagem e limpeza. A capacidade de produção será de 10,5 mil toneladas de material por mês, possibilitando a geração de 450 empregos diretos e outros 300 indiretos.


Tópicos: