Notícias
A Usiminas inaugurou nesta quarta-feira (18), a segunda linha de galvanização por imersão a quente da Unigal Usiminas – joint venture entre a Usiminas e a Nippon Steel, mediante investimentos de R$ 914 milhões. Localizada na Usina de Ipatinga (MG), a nova linha eleva a capacidade de produção anual de aço galvanizado por imersão a quente em 550 mil toneladas. Com isso, a empresa passa a atingir volume total superior a 1 milhão de toneladas.
Com esta capacidade, a Usiminas amplia sua vantagem competitiva no atendimento da crescente demanda por parte das indústrias automotiva, de linha branca, construção civil e distribuição. Representa, portanto, um marco no setor siderúrgico e sela o compromisso da Companhia com a consolidação da competitividade da indústria brasileira no cenário mundial.
Galpão da Nova Linha de Galvanização da Unigal Usiminas
Instalada em uma área de 25 mil metros quadrados, a nova linha traz inovações tecnológicas que permitem à Usiminas ampliar seu mix de produtos com alto valor agregado para atender aos mercados interno e externo. Além do aumento na capacidade de produção, o investimento proporciona à empresa maior expertise no processo de produção de bobinas e chapas ultra-resistentes, podendo atender demandas de aços da série Dual Phase com limite de resistência mínimo de até 1.000MPa, utilizadas na construção de peças de reforço de veículos.
Esta especificação atende, sobretudo, a uma crescente demanda do setor automobilístico, que vem buscando soluções de aços galvanizados mais leves, através da diminuição de sua espessura, e com maior resistência que permitam o desenvolvimento de veículos também mais leves e, consequentemente, com menor consumo de combustível.
Melhor desempenho
A nova linha da Unigal Usiminas vai oferecer também ao mercado aços com espessura de até de três milímetros. Outra característica trazida pela nova linha de produção é a tecnologia de “Tratamento L”, desenvolvida pela Nippon Steel. Trata-se da aplicação de um filme inorgânico de baixíssima espessura que irá cobrir o aço galvanizado e permitir que ele obtenha melhor desempenho nos processos de estampagem, ajudando ao cliente a eliminar, no seu processo de conformação, situações críticas com grande geração de refugos.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa