Mercedes premia responsabilidade ambiental

BorgWarner, Elring e Kidde foram os vencedores da primeira edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental, que teve mais de 60 trabalhos inscritos sobre boas práticas em processos de produção e prestação de serviços. O julgamento coube a uma comissão, com a participação de um representante da área de meio ambiente do BNDES.

Os troféus foram entregues dia 7 de dezembro, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, durante a cerimônia do Prêmio Interação.

O prêmio à BorgWarner, especialista em turbos, reconhece os benefícios ambientais da linha Reman, de produtos remanufaturados, impedindo que turbos fora de padrão gerem sucata livre. Há ainda um incentivo ao reaproveitamento e reciclagem de materiais, evitando parte de novas fundições metálicas, processo altamente emissor de carbono. A viabilidade econômica do processo garante sua sustentabilidade.

A ElringKlinger do Brasil, um dos principais fornecedores de juntas de cabeçote no País, foi escolhida pelo Projeto 4Rs, que gera benefícios financeiros enquanto foca quatro objetivos: reduzir a produção de resíduos desnecessários e fabricar produtos mais duráveis; reutilizar o que é fabricado e evitar o uso de materiais descartáveis; reciclar os materiais usados para fabricação de novos produtos; e repensar os hábitos de consumo e as consequências que o consumo excessivo gera no planeta.

A Kidde Brasil, fornecedora de produtos, sistemas e serviços de segurança, ganhou o prêmio com o Programa Ouro de Sustentabilidade Ambiental. São quatro projetos focados na busca de resultados sustentáveis, o que permite aos colaboradores da empresa compartilhar as riquezas geradas, financeiras e socioambientais. A utilização de tecnologias limpas, a minimização do uso de recursos naturais e a promoção contínua da conscientização de todos os envolvidos fazem parte da cultura da empresa.


Tópicos: