Notícias
Imagens: Divulgação
A Dassault Systèmes SolidWorks lança a versão 2010-2011 do SolidWorks Education Edition, um software de CAD 3D direcionado ao ensino da engenharia com novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Com o software SolidWorks Sustainability integrado, pela primeira vez, os estudantes do ensino superior terão à sua disposição informações aprofundadas sobre o impacto ambiental potencialmente significativo de suas opções como projetistas e engenheiros profissionais.
Segundo Oscar Siqueira, gerente da DS SolidWorks Brasil, atualmente, os estudantes querem saber como decidir pelas melhores opções. “Os estudantes de engenharia ficam entusiasmados com o desafio de inovar produtos e processos que minimizem a degradação ambiental. A DS SolidWorks está introduzindo na formação do profissional uma ferramenta que os ajuda a tomar decisões de projeto sustentáveis, de uma forma simples e eficaz", afirma.
O software ajuda a quantificar o impacto potencial das montagens de CAD sobre o ar, a água, o consumo de energia e a pegada de carbono, desde o fornecimento da matéria-prima até a fabricação, a utilização e o descarte.
Ao projetar um produto, os estudantes de engenharia tradicionalmente se concentram em questões como custo, massa, rigidez e resistência à tensão. Embora esses fatores afetem a utilidade de um produto, o SolidWorks Sustainability calcula valores ambientais igualmente importantes: o impacto de todo o conjunto em termos de extração de matérias-primas, processamento de material, fabricação de peças, montagem, utilização e descarte, incluindo o transporte em cada uma dessas fases.
O software também gera automaticamente relatórios personalizados das análises de sustentabilidade, ajudando a tomar decisões de engenharia que podem ser compreendidas por pessoas que não são da área técnica.
Avaliação automática do impacto ambiental
De acordo com Oscar Siqueira, o software SolidWorks Sustainability permite que análises quantificadas de sustentabilidade sejam incorporadas ao aprendizado de projetos sem exigir que os estudantes conduzam projetos de pesquisa independentes. "Os alunos podem agora avaliar seus projetos automaticamente, mas com informações detalhadas sobre cada variável, e tomar decisões corretas com impacto positivo sobre o planeta”, comenta.
O SolidWorks Education Edition 2010-2011 também inclui todos os aperfeiçoamentos da nova versão comercial do software de projeto da DS SolidWorks, o SolidWorks 2010, incluindo o SolidWorks Simulation Premium, um conjunto abrangente de ferramentas para simulação, que inclui respostas não lineares e dinâmicas, bem como materiais compostos.
Formas de acesso para os estudantes
O SolidWorks Education Edition 2010-2011 é distribuído através da rede de computadores de instituições de ensino, mas qualquer estudante, no entanto, pode adquirir individualmente o SolidWorks Student Edition 2010-2011.
As instituições que usam o software SolidWorks também dispõem de capacidade exclusiva de disponibilizar o SolidWorks para estudantes e professores fora da sala de aula e do campus através da nova SolidWorks Student Access Initiative (Iniciativa de acesso ao SolidWorks para estudantes). Com o SolidWorks em seus laptops e PCs residenciais, os estudantes podem colaborar e concluir seus trabalhos quando, onde e da maneira que desejarem.
Novos recursos disponíveis
Através da incorporação dos melhoramentos do SolidWorks 2010, o SolidWorks Education Edition 2010-2011 inclui novos recursos abrangentes para produtividade de modelagem, simulação, publicação e gerenciamento de dados. Além disso, o software educativo inclui:
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa