Parceria entre ITA e Romi já dá resultados

Foto: Divulgação

A partir de estudos realizados no Centro de Usinagem Vertical ROMI D800 AP (Alta Performance), em operação no Centro de Competência da Manufatura do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o projeto propicia a evolução do conhecimento acadêmico e tecnológico, com reflexos positivos na indústria nacional de máquinas e equipamentos.

Em cerimônia realizada na última quarta-feira, dia 9 de dezembro, no Centro de Competência da Manufatura - CCM-ITA, foram apresentados os primeiros resultados obtidos com projeto de cooperação tecnológica que vem sendo realizado em conjunto por Indústrias Romi S.A e o CCM-ITA, desde 2007.

Além disso, foi anunciada a ampliação desta parceria, iniciada em junho deste ano, para o desenvolvimento de estudos com o Centro de Usinagem Vertical D800 AP da Romi, em operação no ITA. Com esta ampliação será possível o desenvolvimento de estudos comportamentais da máquina e aspectos da usinabilidade, principalmente para a indústria aeronáutica e outras aplicações que vão desde a produção seriada, até a usinagem de moldes e matrizes.

José Carlos Romi, diretor de Tecnologia da Romi, ressalta que "parcerias como esta firmada com o CCM-ITA constituem importantes fontes de geração constante de conhecimento para a indústria nacional de fabricantes de máquinas." Para ele, a empresa se favorece com a possibilidade de experimentação e evolução tecnológica de seus produtos, ao mesmo tempo em que a pesquisa acadêmica passa a dispor de condições técnicas excepcionais para o desenvolvimento de seus estudos.

"É uma troca de experiências rica e produtiva, com reflexos diretos para ambos, empresa e instituição. Prova disso são os resultados das pesquisas já produzidos e os mestrados e doutorados em andamento sobre o tema", afirma Romi.

Durante o evento, o Prof. Dr. Jeferson Gomes, responsável pelo CCM-ITA, apresentou os trabalhos em desenvolvimento e as contribuições das pesquisas produzidas com resultados diretos para a empresa e para a própria instituição. Segundo ele, "o projeto de cooperação tecnológica entre a Romi e o CCM-ITA já promoveu considerável geração de conhecimento aplicado sobre o comportamento de máquinas, principalmente, nos aspectos de usinagem por torneamento e fresamento, cujos resultados já foram discutidos em reuniões técnicas anteriores".


Tópicos: