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É sabido que os clientes conquistados são importantes, mas também devem ser estabelecidas metas de conquista de novos. Para que essa meta seja alcançada com sucesso ela deve ser clara e objetiva: quantos novos clientes deverão ser buscados e, em uma definição com a equipe de vendas, quais ferramentas poderão ser usadas para isso.
Além disso:
- Avalie a forma como os profissionais contatam os clientes. Por meio de características específicas da empresa é possível definir um número mínimo possível de novos contatos que cada profissional pode fazer em um determinado período (entrar em contato com 20 novos clientes a cada semana, por exemplo).
- Especifique as ferramentas e meios utilizados para este fim. Por exemplo: se a empresa é uma loja, o contato telefônico é um bom meio. Para isto é necessário treinar os vendedores em telemarketing e definir onde buscar o nome e telefone dos potenciais clientes. Se a empresa é uma indústria e utiliza vendedores externos ou representantes, é preciso estabelecer um número de visitas a serem realizadas a novos potenciais clientes.
- Crie instrumentos de acompanhamento para controlar esses contatos. Estabeleça uma ficha de controle em que deverão constar os dados básicos do cliente (nome, telefone, endereço, sexo).
- Avalie constantemente a efetividade destes contatos. Por meio de estatísticas, é possível verificar quantos dos clientes contatados realmente efetivaram compras. Reúna-se com a equipe e avalie o porquê do sucesso ou do fracasso da ação.
- Crie uma política de incentivos àqueles que realmente trouxerem novos clientes, e busque premiar, da forma que mais estimular seus vendedores, o resultado alcançado com o esforço da busca de novos clientes.