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Maurício Sampaio | 06/04/2015
Notícias
De que lado você quer ficar durante a crise? Do lado das pessoas que ficam paralisadas, não conseguem pensar em novas estratégias, e ficam lamentando tudo o que está ocorrendo, com as mãos na cabeça e de bocas abertas? Ou do lado dos quem estão de olhos bem abertos e sabem que existem oportunidades em períodos nebulosos?
Desde o final do ano passado estamos vivendo um momento turbulento. Pelo que já sentimos e pelo que preveem os especialistas, tudo indica que nossa economia vai retrair. Isso já é o suficiente para as pessoas ficarem mais emocionalmente abaladas e começarem a espalhar notícias negativas e contagiosas.
Entendo que isso às vezes é incontrolável, é instintivo. O ser humano é regido por algumas emoções muito fortes e uma delas é o medo. Este é sentimento primitivo. Se voltarmos ao passado, vamos entender por que o medo é tão presente em nossas vidas, em nosso dia a dia. A presença dele pode paralisar muitas pessoas e encorajar outras, até aguçando a criatividade.
Na verdade, o que ocorre é que, para todo problema, aparentemente, existe ou existirá uma solução. Ao menos essa é a premissa que trouxe ao mundo real muitas descobertas importantes. São nesses momentos que algo novo e de grande utilidade pode surgir, e não é preciso ser Albert Einstein ou Santos Dumont. Estou falando de soluções que possam aparecer de forma mais simples e simplificadas, que contribuam muito com os outros.
Seja você é líder de equipe, colaborador de uma grande empresa, gerente, profissional autônomo, empreendedor, enfim, seja qual for sua atuação, aqui vai um aviso importante: sua carreira e seus negócios podem ser alavancados durante a crise. Longe de querer incentivar momentos como este, mas eles são ótimas oportunidades para você mostrar seus diferencias e suas forças.
Mas, então, o que fazer?
O primeiro passo é entender os sentimentos gerados pela crise e, depois, as dores, ou seja, aquilo que tira o sono das pessoas. Provavelmente algum conhecido seu ou você mesmo esteja acordando no meio da madrugada porque na sua empresa muitos estão sendo demitidos.
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Bom, coloque-se no lugar dessa corporação, dos seus gestores e faça duas simples perguntas: qual o sentimento dessa empresa e dos seus líderes hoje? Quais as dores estão gerando insônia neles?
Um exemplo bem prático: se o sentimento é “vamos perder dinheiro esse ano” e a dor maior é “caíram as vendas”, pense o que você pode fazer para aliviar esse sentimento e agonia?
Eu poderia te ajudar com várias sugestões, mesmo não conhecendo de perto sua realidade, mas seria uma simples tentativa. Mas você, que está vivendo a situação, pode realizar esse exercício e achar várias novas estratégias salvadoras.
Esse é um exercício que deve ser feito de forma recorrente e ser praticado no papel, e não somente no pensamento. Faça e refaça por várias vezes, com uma folha e caneta em mãos. Risque e apague, quantas vezes forem necessárias. Você pode ter certeza que, na hora que menos esperar, surgirá uma grande solução.
Lembre-se: não existe sucesso por acaso, nem fracasso que não possa ser superado. Existem pessoas que querem ter sucesso, assim como existem pessoas que desejam o fracasso. O lado certo é você quem escolhe!
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Maurício Sampaio
O autor é coach de carreira, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS de Coaching de Carreira.
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