Foto: Noticenter
Produzir 100 unidades por mês em 2012 e atingir os R$ 100 milhões de faturamento. Estes são os audaciosos planos da Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), de Joinville. A empresa, que produz o Stark 4x4, teve o seu primeiro lote de 25 unidades vendido em apenas quatro dias durante o Salão do Automóvel. Os compradores, inclusive estrangeiros, apostaram no carro com conceitos off-road e que diferencia-se pela relação entre peso e potência.
Mas se engana quem pensa que a empresa de Santa Catarina está se preparando para concorrer com as grandes montadoras multinacionais. Em entrevista ao Noticenter, Adolfo Cesar dos Santos, diretor da TAC, afirma que não é esta a proposta. “A única coisa que temos um comum com essas marcas é termos quatro rodas, um motor e andarmos”, brinca. “Não nos propomos a produzir automóveis. Nosso objetivo é oferecer um produto de lazer”, complementa.
O Stark 4x4, desenvolvido e fabricado pela TAC, aposta no mercado off-road. “Nossa primeira idéia era desenvolver uma pick-up. Com o tempo, percebemos que a tendência do consumidor é a qualidade de vida e então buscamos um produto com esse foco”, diz Adolfo. Os números mostram que ele tem razão. A venda de veículos 4x4 cresce 17,5% ao ano.
Para 2009, o objetivo da TAC é fortalecer o pós-venda e criar uma rede de assistência técnica. “Até agosto teremos as 25 unidades montadas e prontas para a entrega. A partir de então, operaremos com a produção de seis a 12 carros por mês”, destaca Adolfo.
Alianças estratégicas
Uma importante parceria da empresa catarinense é com a FPT – Powertrain Technologies – maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina e um dos braços da italiana Fiat. Inicialmente desenvolvido e fabricado na Itália, o motor que equipa o Stark 4x4 também será produzido na planta brasileira da FPT em Sete Lagoas (MG), a partir deste ano.
Muitas das empresas escolhidas como parceiras no fornecimento de matérias-primas para o Stark são catarinenses. Adolfo comenta que o estímulo a criação de um mercado automotivo local ainda é destaque nos projetos da TAC.
Infraestrutura para o crescimento
Desde que foi montada, a TAC já pensa no futuro. Antes mesmo de iniciar a produção, o planejamento de negócios já estava pronto e estavam preparados e organizados os planos da empresa. Esta realidade não mudou. Toda a gestão é automatizada através de um ERP da Datasul e as metodologias de produção seguem o Balanced Scorecard (BSC).
Ideia inovadora, pesquisa rigorosa
Mais de 28 mil horas de pesquisa e desenvolvimento de produto envolvendo 20 profissionais. A equação teve como resultado o Stark 4x4. Foram dois anos de pesquisa até que fosse desenvolvido um produto que atendesse aos critérios de qualidade e produção que a TAC buscava. O rigor nas metodologias e testes também foram levados a risca, para que o produto catarinense entrasse para o rol daqueles com certificação e garantias de qualidade.
Um dos destaques do Stark, é rodar em qualquer tipo de terreno – o que atinge tanto os praticantes de off-road como os que pretendem utilizar o carro na cidade.
O carro tem transmissão de cinco velocidades sincronizadas, com reduzida, freios a disco ventilado nas quatro rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para quatro lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos.
Pareceiras de desenvolvimento
Algumas empresas também se envolveram no processo de criação do Stark. A Questto Design, de São Paulo (SP), foi responsável pelo desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho.
Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras.
Na parte de engenharia de sistemas mecânicos - power train (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design. Na primeira fase de desenvolvimento atuaram: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular).