Foto: CIMM
Sobreviver no mercado competitivo fica cada vez mais difícil. É necessário oferecer, cada vez mais, produtos e serviços de qualidade. Na recessão da década de 80, a Motorola se viu diante de tantas questões a resolver que acabou desenvolvendo uma metodologia de qualidade - a Six Sigma. Atualmente, um símbolo de empresas de qualidade é o ISO 9000, que reúne uma série de regras visando a melhoria dos processos. Sistemas de gestão de qualidade são esses conjuntos de normas e medidas que buscam a melhor perfomance possível.
O que não faltam são informações e termos específicos da área. Para organizar tudo isso, o CIMM lançou um dicionário técnico com mais de 600 verbetes. Além da definição, há a tradução português-inglês. Como muitos termos foram cunhados nos Estados Unidos, eles são usados quase sempre na língua originária, o que pode trazer confusão àqueles que não entendem inglês.
Qualidade
O que determina que um produto ou serviço sejam bons? De acordo com Vicente Falconi, especialista no tema, o que define a qualidade é o atendimento perfeito das necessidades do cliente - de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo. "O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor", diz Falconi. Ou seja, a busca pela qualidade sempre visa a conquista de mercado.
Dicionários
A seção de dicionários é a terceira mais procurada no portal CIMM, atrás somente de produtos e notícias. Neste semestre, o leitor do CIMM ganhará mais cinco dicionários técnicos. Os temas são: injeção de plástico, termos usados em materiais de construção mecânica, manufatura, mecânica do metal e engenharia de materiais.
O dicionário de qualidades teve como fonte o material publicado pela Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO), organizado por Marily Tavares Sales. O glossário organizado por Sales foi traduzido do livro "ISO 9000 Handbook for small business" da editora Standards Australia/Standards New Zeland.
Acesse o dicionário de qualidades aqui.
Gostou? Então compartilhe: