Foto: Rockwell Automation
Com o lançamento do Micrologix 1400, a Rockwell Automation está ampliando a família Micrologix Allen-Bradley de controladores programáveis. Dentre as vantagens, ele fornece aos usuários finais e OEMs (fabricantes de equipamentos originais) um número maior de E/S, um contador de alta velocidade mais rápido, saída de trem de pulso (PTO), além de novos recursos de rede.
O controlador Micrologix 1400 é adequado para aplicações gerais em máquinas industriais, automação predial e sistemas HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), bem como máquinas usadas nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de bebidas. Também é indicado para máquinas comerciais e aplicações que utilizam o sistema SCADA (controle supervisório e aquisição de dados).
De acordo com Seung Ju Lee, gerente de produto Micrologix da Rockwell Automation, a demanda dos clientes tem demonstrado a necessidade de um controlador de valor acessível que forneça um alto nível de controle e comunicação. “Uma porta Ethernet e duas portas seriais, todas incorporadas, com protocolos de comunicação avançados, oferecem ao cliente uma solução de valor em muitas aplicações”, explica.
Características avançadas
O controlador Micrologix 1400 baseia-se nos recursos do controlador Micrologix 1100: edição on-line, Ethernet/IP e um visor LCD incorporado, somados às melhorias fornecidas ao usuário. O produto está disponível com um número de E/S incorporadas de até 38 pontos. A família pode suportar até sete módulos de E/S adicionais, atingindo um máximo de 144 pontos de E/S discretas.
Outros recursos incluem até seis contadores de alta velocidade de 100 kHz incorporados e blocos terminais removíveis.
Os controladores Micrologix 1400 podem suportar até 10 mil palavras para programa e 10 mil palavras para dados, assim como um módulo de memória para backup e transporte de programa e log de dados ou armazenamento de receitas.
Os controladores Micrologix 1400 oferecem seis variações: três sem E/S analógica incorporada e três com seis E/S analógicas incorporadas.
Sobre a Rockwell Automation
A Rockwell Automation do Brasil integra o grupo global Rockwell Automation, sediado nos EUA, que emprega cerca de 20 mil pessoas e atende clientes em mais de 80 países, por meio de dezenas de fábricas e escritórios e com o suporte de uma rede composta por cerca de 5600 especialistas regionais e globais.
A Rockwell Automation reúne as marcas Allen-Bradley e Rockwell Software, e, além de fabricar e fornecer produtos e desenvolver projetos de automação industrial, também fornece serviços de engenharia de campo, treinamento, remanufatura e gerenciamento de ativos.
No Brasil, a empresa atua desde a década de 1970, possui uma fábrica e um centro de distribuição e remanufatura na cidade de São Paulo e um portfolio de clientes de todos os segmentos industriais em todas as regiões do país.