Notícias
A TeamViewer, provedora líder global em soluções para digitalização de ambientes de trabalho, revelou durante a feira internacional Hannover Messe 2025 as principais conclusões do Relatório de Oportunidades de IA na Manufatura, com destaque para o grande potencial transformador da Inteligência Artificial (IA) no setor. À medida que a adoção da IA acelera, 71% dos tomadores de decisão de manufatura preveem que a tecnologia será responsável por impulsionar o maior boom de produtividade no período de um século. Funcionários de empresas dos mais variados portes e segmentos já estão se familiarizando e usufruindo dos benefícios da IA para automatizar tarefas rotineiras, gerando uma economia média de 10 horas de trabalho por mês e permitindo que possam se concentrar em atividades de maior valor.
Os dados são de uma pesquisa da TeamViewer conduzida em 2024 pela consultoria de investigação Sapio Research, que coletou informações, comportamentos e visões de 1.400 executivos e tomadores de decisão em empresas com mais de 200 funcionários dos setores de tecnologia da informação, negócios e tecnologia operacional no Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Singapura, além de mais de 500 trabalhadores nos Estados Unidos, com foco em 105 profissionais do setor de manufatura.
O uso de IA na manufatura tem aumentado, impulsionado principalmente por desafios globais como escassez de mão de obra e interrupções na cadeia de suprimentos. Com 78% dos líderes de manufatura utilizando a tecnologia semanalmente – cerca de 46% a mais do que no ano passado - a Inteligência Artificial vem ganhando protagonismo e chega a ser parte integrante das operações diárias. Com o avanço na adoção da tecnologia, as percepções de maturidade e confiança também têm aumentado. No total, 72% dos entrevistados consideram a adoção da IA madura em suas organizações, apesar de que apenas 28% dos líderes de manufatura se identificam como especialistas em IA, destacando a necessidade de educação continuada e desenvolvimento de habilidades.
Continua depois da publicidade |
O cenário mostra que os fabricantes têm utilizado a IA principalmente para automação de suporte ao cliente (28%), análise de dados (23%) e otimização da cadeia de suprimentos (19%). A tecnologia vem ganhando força também para aplicativos mais avançados, como previsão e tomada de decisões. "Os trabalhadores mais jovens, com mentalidade de nativos digitais, estão liderando a adoção da IA e ajudando a integrar a tecnologia nos sistemas legados da indústria transformadora”, afirma Mei Dent, diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer.
A IA está gerando melhorias significativas tanto para as empresas quanto para os trabalhadores da manufatura. Segundo a pesquisa, 77% dos tomadores de decisão consideram a Inteligência Artificial como essencial para melhorar a eficiência e automatizar tarefas de rotina para reduzir o tempo de inatividade e liberar mais rapidamente os funcionários para trabalhos mais estratégicos. O estudo mostra que 78% relataram que o uso tecnologia permite que possam se concentrar na tomada de decisões de alto nível. Além de aumentar a eficiência, a IA está aprimorando a qualidade dos produtos e reduzindo as imperfeições (33% em comparação com uma média de 20% em todos os setores), o que é crucial em indústrias cuja fabricação é orientada pela precisão.
A IA também facilita a capacitação dos funcionários: 74% dos participantes da pesquisa afirmaram que ela aumenta a capacidade de analisar dados e tomar decisões, 72% creditaram à IA o fato de ajudá-los a adquirir novas habilidades e 71% a consideraram essencial para o crescimento na carreira. Em termos financeiros, 71% dos fabricantes esperam que a Inteligência Artificial seja um dos principais vetores para aumento da receita no próximo ano, com crescimento projetado de 188%.
Embora a IA ofereça um potencial transformador para a manufatura, vários desafios ainda retardam sua utilização. As preocupações com segurança lideram a lista, com 76% (mais do que a média de todo o setor) apreensivos em relação aos riscos de dados relacionados à IA. Outras barreiras significativas incluem a falta de conhecimento sobre a tecnologia (42%), os altos custos de implementação (30%) e o apoio financeiro limitado para expandir as iniciativas.
Ainda assim, os fabricantes continuam otimistas, com 81% prevendo um aumento de investimentos em IA no próximo ano. Abordar esses obstáculos por meio de educação direcionada, planejamento financeiro estratégico e comunicação clara sobre o valor de longo prazo da IA serão medidas fundamentais a serem tomadas para uma adoção mais ampla.
O investimento em IA é essencial para que a manufatura concretize todo o seu potencial. A educação é prioridade: 96% dos entrevistados acreditam que são necessários mais treinamentos para mitigar os riscos e 74% confirmam planos para programas adicionais. A liderança também é crucial, com 68% dos líderes apoiando a nomeação de um diretor de IA para supervisionar as estratégias e garantir a adoção responsável.
“A Inteligência Artificial já provou sua capacidade de transformar as empresas, mas estamos apenas arranhando a superfície desse potencial”, diz Mei Dent. “Ao focarmos na colaboração, na educação e na adoção responsável, os fabricantes poderão aproveitar todos os benefícios da IA para obter resultados notáveis e promover a inovação em seus negócios”, conclui a Diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa