Amaggi investe R$ 120 milhões em fábrica de bioinsumos no Mato Grosso

Unidade em Cuiabá iniciará com 80 mil litros mensais de bioestimulantes e biodefensivos, reduzindo o uso de químicos nas lavouras.

A Amaggi, anunciou recentemente um investimento de R$ 120 milhões para a construção de sua primeira fábrica de bioinsumos em Cuiabá, Mato Grosso. Com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, a unidade terá capacidade inicial de produção de 80 mil litros mensais de bioestimulantes e defensivos biológicos, avançando no compromisso da empresa com a agricultura regenerativa.

De acordo com a publicação do Globo Rural, o empreendimento, localizado no Distrito Industrial da capital, contará com uma área de quatro mil metros quadrados, que inclui uma biofábrica e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A Amaggi pretende utilizar os bioinsumos nas lavouras do grupo já na próxima safra, visando substituir gradualmente os insumos químicos por alternativas biológicas. Essa transição pode impactar positivamente os custos de produção de soja, milho e algodão, culturas que ocupam cerca de 400 mil hectares de terras cultivadas pela empresa no estado, com produção anual estimada em 2 milhões de toneladas.

A produção na unidade iniciará com a multiplicação de bactérias para bioestimulantes e biodefensivos. Cerca de 90 a 120 dias após o início das operações, será ativada uma planta destinada à produção de biodefensivos à base de fungos. Segundo a empresa, os bioestimulantes promovem melhorias fisiológicas e nutricionais nas plantas, resultando em maior produtividade e um desenvolvimento vegetal mais equilibrado.

Agricultura regenerativa 

“O principal objetivo é reduzir o uso de químicos nas lavouras, em conformidade com as práticas de agricultura regenerativa já adotadas pela Amaggi, visando à saúde e restauração do solo”, informou a companhia. Além disso, a nova fábrica deve diminuir a utilização de inseticidas, nematicidas e fertilizantes, contribuindo para a redução de emissões de poluentes.


Continua depois da publicidade


Inicialmente, a unidade operará com 80 mil litros de produção mensal, mas sua capacidade total é de 283,3 mil litros por mês. A empresa aguarda a emissão da licença de operação para dar início às atividades. Apesar de ter anunciado anteriormente a implantação em Sapezal, no leste de Mato Grosso, a Amaggi optou por Cuiabá devido à proximidade com a matriz, ao fácil acesso a fornecedores e ao aeroporto, bem como à possibilidade de atrair e reter talentos.

*Imagem de capa: Depositphotos.com