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Apesar de estarem em uma fase de definição do futuro e da carreira que pretendem seguir, os jovens desconhecem a educação profissional – formação que abrange cursos técnicos, de qualificação, cursos superiores de tecnologia, entre outros voltados ao mercado de trabalho. Pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que 42% dos brasileiros de 14 a 24 anos conhecem pouco ou nada sobre a formação técnica.
O desconhecimento é maior entre os mais novos (índice sobe para 52% entre quem tem 14 a 17 anos), com menor escolaridade (62% quem tem até ensino fundamental), quem estuda em escola pública (46% versus 27% quem tem vínculo com escola privada) e tem menor renda (52% quem tem renda familiar até 1 salário-mínimo).
Ainda que não tenham conhecimento sobre os cursos, os jovens demonstram curiosidade e vontade de cursar: 56% se interessam pela formação técnica. O interesse é maior entre os mais novos (62% entre quem tem 14 a 17 anos) e quem estuda em escola pública (57% versus 48% da privada).
“A pesquisa reforça a necessidade de falarmos mais sobre a educação profissional. Considerando as altas taxas de evasão do ensino médio e o fato de que só cerca de ¼ dos estudantes vão para a faculdade quando terminam a educação básica, entendemos o porquê de os jovens, especialmente os mais novos, enxergarem nos cursos técnicos e de qualificação um caminho para conseguir o primeiro emprego e para continuar os estudos”, avalia o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
Segundo a última edição do Education at a Glance, a taxa de estudantes do ensino médio de 15 a 19 anos matriculados em programas de educação profissional no Brasil é de 11% contra 37% na média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre os estudantes de 20 a 24 anos, a diferença é ainda maior: no Brasil, só 11% cursam, enquanto a média da OCDE é de 65%.
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Na pesquisa do Senai que ouviu os jovens, o reconhecimento da relevância da formação técnica para a carreira é praticamente unânime: 95% acham curso profissionalizante importante para alcançar seus objetivos de vida. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), com 2.007 jovens de 14 a 24 anos das 27 Unidades da Federação entre 3 e 9 de maio. A amostra é representativa da população e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
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