Scooter elétrica dobrável da Honda oferece outra visão sobre a micromobilidade

Com 18,7 kg, a scooter elétrica cabe no porta-malas de um carro ou pode ser transportada como uma mala de viagem

Em ascensão no mercado da micromobilidade, e-bikes e scooters já têm o seu lugar garantido no cenário do transporte urbano. Considerando isso, a Honda lançou recentemente a Motocompacto, que pesa apenas 18,7 kg, tem 74 cm de comprimento, 53,5 cm de largura e somente 9,4 cm de largura, quando dobrada. 

De acordo com a publicação do IMechE, o veículo foi inspirado na anterior scooter dobrável Motocompo da empresa - que estava há cerca de quatro décadas à frente de seu tempo e vendida como complemento de fábrica no Japão em 1981-83.

Abordagem inovadora 

Projetada pelos engenheiros da Honda em Ohio e na Califórnia como uma abordagem inovadora ao transporte elétrico pessoal, a motocompacto conquistou 32 patentes e foi projetada para ser compacta e empilhável quando dobrada, permitindo que os passageiros a levem no carro, no transporte público ou em locais apertados. 

“A Motocompacto é exclusivamente Honda – uma faceta divertida, inovadora e inesperada da nossa estratégia mais ampla de eletrificação”, disse Jane Nakagawa, vice-presidente da unidade de negócios de P&D da empresa. “Vendido em conjunto com nossos novos SUVs totalmente elétricos, a Motocompacto apoia nosso objetivo de neutralidade de carbono, ajudando os clientes com transporte de ponta a ponta com emissões zero”.

Alimentada por uma bateria de 6,8 Ah, a nova scooter elétrica da Honda chega a apenas 24 km/h e tem autonomia para 19 quilômetros. Ou seja, trata-se de uma scooter para curtos deslocamentos urbanos.

Além disso, a Motocompacto pode ser totalmente carregada em apenas 3,5 horas, tanto dobrada quanto na configuração pronta para uso, usando uma tomada comum de 110 V.

Segurança, durabilidade e personalização

A scooter “é fácil de usar e divertida de pilotar, mas também foi projetada pensando na segurança, durabilidade e proteção”, disse Nick Ziraldo, líder do projeto e líder da unidade de engenharia de design. “Ela usa uma estrutura e rodas robustas de alumínio com tratamento térmico, farol e luz traseira de LED brilhantes, refletores laterais e uma alça de trava de aço soldado no suporte que é compatível com a maioria das travas de bicicleta”. 


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Outros recursos incluem armazenamento a bordo, velocímetro digital, medidor de carga e alça de transporte. Um aplicativo de telefone permite que os passageiros ajustem suas configurações pessoais, incluindo iluminação e modos de condução.  A nova Motocompacto chega às lojas a partir de novembro com preço sugerido de US$ 995, ou cerca de R$ 4.850.

Imagens da imprensa mostraram a Motocompacto com acabamento branco limpo, mas a Honda disse que a scooter foi projetada para ser personalizada com “decalques, adesivos, skins e muito mais”, fazendo com que ela se destaque ainda mais.