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O ano de 2023 promete ser mais um período de muitos avanços e inovações para o setor de logística e é notório que a implantação de novas tecnologias deixam os negócios modernos e mais ágeis. Exemplo disso foi o crescimento do setor durante a pandemia da Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas pela Empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria (Kantar), o Brasil foi o país da América Latina que mais desenvolveu o setor de logística, tendo um crescimento de cerca de 30%.
De acordo com Marcel Alessi Soccol, diretor da DATAFRETE, empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes embarcador, esse aumento em 30% se deu principalmente pela adoção do e-commerce como canal de venda pelas empresas e de consumo pelas pessoas. “As vendas através do digital apresentaram um crescimento exponencial nos últimos anos e, consequentemente, aumentaram as exigências deste consumidor. A logística é um setor que representa grande parte da responsabilidade na satisfação e fidelização do cliente, pois é ela quem garantirá a entrega do produto íntegro e dentro do prazo comprado pelo cliente, gerando uma experiência de compra positiva”, aponta Soccol.
Segundo um estudo da SmartNet, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, em comparação com o período pré-pandemia. No mercado global, a expectativa é que haja uma movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias em 2023, de acordo com pesquisa da Transparency Market Research.
Algumas tendências presentes no exterior já estão se tornando realidade no Brasil e tendem a expandir de forma ainda mais rápida em 2023. Marcel Alessi Soccol aponta cinco principais principais tendências mundiais em logísticas para 2023, confira:
Soccol reforça "Algumas tecnologias adotadas para otimizar as entregas ainda enfrentam desafios, como: infraestrutura, restrição de tamanho, restrição de peso, segurança e até mesmo legislação".
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