Notícias
O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Adalberto Maluf, afirmou ter constatado mudança sensível de atitude do novo Governo Federal em relação ao desenvolvimento da indústria da eletromobilidade no Brasil.
“A ABVE está muito entusiasmada com as possibilidades de adensamento da cadeia produtiva do transporte de baixa emissão no Brasil a partir de agora, com a instalação de novas indústrias de veículos e a criação de mais empregos de qualidade no país”.
O presidente destacou alguns trechos do discurso do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na cerimônia de posse no Palácio do Planalto, no dia 4/1, especialmente os que tratam do “esforço de reindustrializar o Brasil”.
Por exemplo:
“A reindustrialização é essencial para que possa ser retomado o desenvolvimento sustentável e que essa retomada ocorra sob o único prisma que a legitima, o da justiça social”.
“As graves mudanças climáticas, o pós-Covid, a guerra na Europa estão indicando a premência de uma política de reindustrialização consensuada com o setor produtivo, a academia, a sociedade e a comunidade internacional”.
“É imperativa a redução da emissão de gases de efeito estufa, o estabelecimento de uma política de apoio a uma economia de baixo carbono, privilegiando tecnologias limpas e dando início a um processo produtivo eficiente, seguro e sustentável”.
“O Brasil pode ser, e será, o grande protagonista no processo de descarbonização da economia global e, mantendo investimentos em inovação e pesquisas em modernas tecnologias, poderá integrar as cadeias globais de valor”.
“A sustentabilidade é o ponto de partida de toda a política industrial. A sociobiodiversidade será o ponto de partida da nova política industrial”.
Continua depois da publicidade |
“Algumas frentes que serão exploradas no desenho de programas desta natureza, incluem por exemplo, o complexo industrial da saúde, energias renováveis e hidrogênio verde, além da questão da mobilidade”.
Para Adalberto Maluf, o entendimento mais aberto do governo Lula sobre eletromobilidade encontrará a indústria disposta a investir em transporte sustentável e consumidores altamente receptivos aos veículos elétricos e eletrificados.
“Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão” – disse.
O desempenho recorde das vendas de eletrificados leves no Brasil em 2022 mostra que esse mercado começa a se consolidar.
O mercado brasileiro emplacou 49.245 veículos leves eletrificados de janeiro a dezembro do ano passado (HEV+BEV+PHEV) – 41% a mais do que os 34.990 de 2021. Até 2022, por exemplo, apenas uma empresa fabricava veículos eletrificados no país (a Toyota, em Sorocaba e Indaiatuba-SP). Em 2023, a Great Wall Motors e a CAOA Chery já anunciaram que fabricarão veículos elétricos híbridos no Brasil.
Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa