Notícias
A Metalex, empresa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), anunciou na última semana que está investindo R$ 50 milhões para ampliar a linha de tratamento de sucata, na unidade de Araçariguama (SP). Novo momento da Companhia está alinhado com a estratégia de sustentabilidade e inovação e ao se reposicionar no mercado, a Metalex também lançou, na última quinta-feira (22) sua nova marca, conectada à estratégia.
A primeira fase da expansão consiste na instalação de um forno Sidewell, que ampliará a produção de tarugos de 75 mil para 90 mil toneladas/ano após sua conclusão, prevista para o fim de 2021. Já a segunda etapa, com a instalação da nova linha de reciclagem, permitirá maximizar o consumo atual de sucata no mix de produção dos tarugos de 60% até 80%. O início desta operação está previsto para 2023.
"A Sustentabilidade é uma agenda estratégica global inadiável. Nesse contexto, a reciclagem é um caminho que tem se tornado ordem do dia nos países desenvolvidos. Seu maior benefício é uma produção com menor impacto ao meio ambiente, devido à baixa geração de gases de efeito estufa (GEE). Assim, antecipando a tendência no Brasil e alinhada às práticas sustentáveis da CBA, a Metalex está pronta para atender a demanda do mercado brasileiro, consolidando seu protagonismo como recicladora de alumínio" destaca Luis Jorge Pinheiro Leal Nunes, Diretor do Negócio de Produtos Primários da CBA, que inclui a operação da Metalex.
Além de todos os ganhos em eficiência e produtividade, os resultados deste projeto de expansão também serão percebidos nos impactos ambientais. A modernização dos processos vai garantir uma redução ainda maior da pegada de carbono na produção, o que significa a oferta de um tarugo mais sustentável. Quando toda a linha estiver em atividade, a emissão de GEE será de 1,4 t CO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de alumínio produzido, tornando-se referência global do mercado.
Continua depois da publicidade |
"Nos últimos anos, temos investido constantemente em pesquisa e desenvolvimento de inovações e tecnologias e na produção de um alumínio de alta qualidade. Nos consolidamos no segmento de ligas premium e cada vez mais atuamos em parceria com nossos clientes na co-criação de novas ligas. Os novos investimentos vão viabilizar uma maior proximidade e agilidade nas entregas, assim como fortalecer a geração de valor compartilhado para toda a sociedade", pontua Luis Jorge.
Aderente à atualização do seu posicionamento no mercado, a Metalex lançou, na última quinta-feira (22), sua nova marca. O rebranding mantém o legado de 20 anos de história da Companhia, representado pela solidez, ética, qualidade e segurança, ao mesmo tempo que traduz os novos passos como a inovação e a sustentabilidade.
"Somos a empresa da CBA referência em transformação da sucata de alumínio. Com excelência nos processos e agilidade no atendimento, produzimos uma variedade de ligas convencionais, especiais e ligas premium para diversos setores. Com ética em nossas atitudes, foco em inovação e práticas sustentáveis, geramos valor para nossos clientes, o mercado e toda sociedade", declara o Gerente Geral da Metalex e da área de Fundição da CBA Rogério Minatel.
[*Esta nota foi integralmente editada às 10:50]
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa