Volvo traz para o Brasil o caminhão mais rápido do mundo: deixou até helicóptero para traz

O caminhão percorreu 500 metros em 13,673 segundos

A Volvo trouxe para o Brasil um caminhão lendário. O Iron Knight chegou ao país para participar da Fenatran, entre os dias 14 e 18 de outubro, em São Paulo. O veículo estará no estande da montadora durante a feira.

O veículo é detentor de dois recordes mundiais de velocidade, passando dos 260 km/h, e foi construído pela Volvo com um único objetivo: performance máxima.

Ele foi feito com base no Volvo FH 540 4×2, usando o mesmo motor D13 de 13 litros, e o câmbio I-Shift Dual Clutch, de dupla embreagem. Apesar do motor ser modificado para atingir os 2.400 cv, o câmbio permanece original, apenas com as embreagens trocadas para aguentar o giro mais elevado do motor.

Falando no motor, ele recebeu quatro turbos, três intercoolers, modificações nas peças internas e externas, e reprogramação de software, além de ser posicionado na parte central do chassi. Essas modificações fazem com que o veículo atinja 2.400 cavalos de potência e 6.000 Nm de torque, chegando à velocidade máxima de 276 km/h.

“Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Os recordes do veículo foram homologados pela Federação Internacional de Automobilismo. Em uma pista fechada na cidade de Västerås, na Suécia, o caminhão acelerou em linha reta por mil metros nos dois sentidos, fazendo o trajeto de 500 metros em 13,673 segundos e o trajeto de 1.000 metros em 21.142 segundos, com velocidade média de 170 km/h.


Continua depois da publicidade


O caminhão é pilotado exclusivamente pelo sueco Boije Ovebrink, que tem mais de 30 anos de experiência em corridas. Ele foi vencedor do Campeonato Europeu de Caminhões em 1994, e detém outros recordes com caminhões Volvo. Em 2007 ele pilotou o Wild Viking, um Volvo NH 16 vermelho, e em 2010 foi a vez do Mean Green, um VNL hibrido elétrico.

“O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma Ovebrink.

Apesar de ter mais de 4.500 quilos, o Volvo Iron Knight acelera de 0-100 km/h em apenas 4,6 segundos, com uma relação de peso/potência de 1,9 kg/cavalo.