Notícias
As vendas de veículos leves cresceram 8,7% no acumulado de janeiro até abril ao superar as 801 mil unidades emplacadas, considerando automóveis e comerciais leves. Os números referentes até abril foram divulgados na quinta-feira, 2, pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição e concessionárias.
Ambos os segmentos – automóveis e comerciais leves – encerraram o quadrimestre com volumes maiores na comparação anual, com índices de crescimento semelhantes. No caso de automóveis, as vendas atingiram as 685,8 mil unidades licenciadas, 8,7% acima do registrado em igual acumulado de 2018, quando o mercado emplacou 630,4 mil.
Nos comerciais leves, os emplacamentos somaram 115,4 mil unidades de janeiro a abril, alta de 8,2% sobre as 106,6 mil de um ano antes.
Considerando apenas a venda mensal, abril é o melhor mês do ano até agora: foram emplacados 221,3 mil veículos leves no mês, quase 11% a mais do que em março, que teve 199,5 mil automóveis e comerciais leves licenciados. Sobre abril de 2018, houve avanço de 5,4%. Pela primeira vez em 2019 o mercado ultrapassou 200 mil unidades mensais e 10 mil diárias.
Vale lembrar que abril teve dois úteis a mais do que março – 21 contra 19. Na média diária de vendas, houve leve aumento de 0,3% do volume, o que significa que foram vendidos pouco mais de 10,5 mil veículos por dia útil do mês.
Em comunicado, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, reforça a manutenção das projeções da entidade para 2019, que projeta vendas 11% maiores do que o ano passado, para 2,74 milhões de automóveis e comerciais leves.
“Após a aprovação das reformas, temos consciência de que será necessário um tempo para a maturação e observação dos resultados, que refletirão positivamente na economia e na expectativa dos consumidores, que ainda vêm se mantendo cautelosos na tomada de decisão de compra”, analisa o presidente da Fenabrave.
Continua depois da publicidade |
Tanto automóveis quanto comerciais leves tiveram crescimento também em abril com a venda de 189 mil e 32,2 mil unidades, respectivamente, com avanços de 10% em cada segmento na comparação com seus respectivos volumes emplacados em março. Já contra abril do ano passado, as vendas de automóveis subiram 5,7% e a de comerciais leves 3,4%.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa