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Um planejamento assertivo e que contemple todas as etapas da cadeia logística de uma empresa é fator determinante para a maximização dos lucros. “A gestão eficaz da logística é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e influencia diretamente na satisfação dos parceiros e clientes e nos resultados finais. Empresas que dão atenção a esse aspecto só têm a ganhar”, afirma Marcelo Florio, diretor comercial e de negócios da Intecom Logística.
A Intecom Logística é um integrador logístico com mais de 15 anos de expertise em distribuição, armazenagem e estratégia em toda a cadeia de suprimentos, que trabalha com a metodologia de otimização da rede logística, para levar eficiência aos clientes, a um custo competitivo.
Por isso, para ajudar a sua empresa a dar os passos certos e a conquistar resultados significativos, Florio elencou as principais premissas para o sucesso desta área. Confira:
1 – Trabalhe para ter um nível de serviço elevado
Uma das principais métricas que mensuram e atestam a eficiência da operação logística é o nível de serviço, ou seja, a capacidade de cumprir prazos e entregar exatamente no momento acordado. Empresas que possuem esse índice elevado têm a capacidade de satisfazer e até mesmo fidelizar os clientes. Neste sentido, o nível de serviço prestado pela Intecom Logística está em patamares superiores à média do mercado.
2 – Detenha um time de profissionais qualificados
Ter uma equipe de logística capacitada, com expertise na área, é fundamental para alcançar resultados significativos. Se você atua com uma equipe despreparada, chegou a hora de proporcionar o treinamento adequado aos profissionais da equipe logística para que atuem com qualidade e se atualizem sobre os principais processos, inovações e tendências deste segmento.
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3 – Utilize tecnologia de ponta
O uso de recursos tecnológicos é fundamental em logística, área que trabalha sempre pautada em eficiência. Por isso, muitos processos manuais se mostram ineficientes. A tecnologia possibilita o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da cadeia envolvida, desde o produto estocado até a entrega ao cliente final.
Por meio de suportes tecnológicos de última geração, cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada pela Intecom Logística. Desta forma, as mais modernas ferramentas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.
4 – Estime o estoque certo
Dimensionar o estoque adequado é um ponto importante para não ter custos logísticos desnecessários, que podem impactar no preço dos produtos. Um acervo muito pequeno pode deixar clientes na mão, no entanto, um estoque amplo parado em seu armazém pode gerar gastos desnecessários. Pesquise o mercado, verifique a demanda de clientes e faça uma previsão sobre a quantidade ideal de itens para o seu estoque, controlando-o de forma eficiente.
5 – Planeje cada uma das etapas
De que adianta ter um planejamento se o mesmo possui falhas? Um plano logístico deve contemplar e mapear todas as etapas do processo, desde a armazenagem, até a entrega da carga ao lojista ou consumidor final. Esse planejamento, segundo Florio, deve estar focado, acima de tudo, em eficiência (dimensionando o estoque e apontando rotas eficazes para a entrega) e controle de custos.
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