Notícias
Quando pensamos em transformação digital, falamos de produtos e processos inteligentes. A TOTVS, maior desenvolvedora de soluções de negócios da América Latina, não se limitou a acompanhar a tendência, mas se antecipou para colocá-la em prática e apoiar os seus clientes em seu processo de digitalização. O segmento de Manufatura é uma importante fonte de negócios para a companhia e representou 24,4% da receita total em 2016. A área possui oportunidades relevantes para a adoção de tecnologias relacionadas à Indústria 4.0, que tem como objetivo promover a integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais.
Neste cenário, a companhia focou na atualização e desenvolvimento de ferramentas e funcionalidades que permitem que as empresas brasileiras entrem nessa Era Digital. Dessa forma, a TOTVS consegue entregar recursos viáveis e aplicáveis, não apenas com olhar de futurologia, mas ancorado no presente, para ajudar, hoje, as manufaturas nesse novo e denso desafio.
A transformação é mais palpável e real do que se pode imaginar. Pensando na rotina de uma manufatura, a operação começa com o pedido de venda do cliente. E já nessa etapa a TOTVS proporciona uma experiência digital por meio do seu Portal de Vendas do Cliente, que permite o acesso online para fazer os pedidos de vendas. Mas não apenas isso, seguindo uma das grandes tendências da Indústria 4.0, a companhia entrega a seus clientes uma solução completa para personalização dos produtos com o Configurador de Produtos Web. Com ela, o cliente entra no Portal, por exemplo, de uma fábrica de computadores, e pode personalizar o seu produto com as características que desejar, como o tamanho de tela, quantidade de memória RAM, espaço de armazenamento, entre outras, e enviar o seu pedido - não precisa mais ficar preso às opções padrão. É a produção em linha de produtos personalizados.
Continua depois da publicidade |
Para que a manufatura consiga oferecer tais possibilidades de personalização, é preciso pensar na Prototipação de Produto. Para isso, a TOTVS está avaliando soluções de PLM - para levar ao seu software de gestão parte dos processos da engenharia de desenho. Normalmente, as empresas usam o CAD (Computer Aided Design) para fazer os projetos e definições de novos produtos ou modelos. Com a inovação, a companhia pretende incorporar componentes que identificam essas imagens diretamente no ERP, de forma automática e em 3D. É a transformação digital da manufatura, que chegará por meio da integração de sistemas e visão unificada.
Para fazer com que esses protótipos façam sentido comercial, colaborando com a estratégia de negócios das organizações, a TOTVS conta com o S&OP, ferramenta de planejamento de vendas. O sistema analisa tendências de compras, históricos de comercializações de um determinado produto e verifica os eventos regionais, entre inúmeras possibilidades, para oferecer um planejamento estratégico de vendas diferenciado. A tecnologia não se baseia apenas em acontecimentos passados, mas em planejamentos de eventos ou ações comerciais que a empresa pretende executar.
Porém, não basta oferecer maneiras diferentes para o cliente comprar, personalizar produtos, digitalizar o planejamento estratégico de venda da sua empresa e não olhar para a base da sua operação. Ou seja, o processo de compra de matéria-prima. Essa etapa também tem que ser transformada digitalmente e para essa inovação, a companhia tem uma solução de e-procurement (ambiente colaborativo de compras), o TOTVS Marketplace. A ferramenta permite à empresa disponibilizar as suas necessidades de compra de forma digital, sem a necessidade de ligar para vários fornecedores para fazer a cotação de preço de cada item. O sistema faz uma sugestão para que o comprador possa tomar decisões com maior agilidade. Aqui já vemos do conceito de uma plataforma de SRM (Supplier Relationship Management). A transformação está nas ferramentas, que ajudam a pensar o negócio de forma digital.
Para a execução da manufatura, no chão de fábrica, a TOTVS possui soluções de RFID (Radio-Frequency Identification) – para tratar a movimentação do material dentro da empresa, do recebimento ao inventário, até a expedição do material – e de MES (Manufacturing Execution System). Esta, torna a produção mais dinâmica e automatizada – permite avaliar as variáveis de produção em tempo real e disparar processos automaticamente. Por exemplo, identificou-se que determinado equipamento apresenta uma perda de performance. Via ferramenta de workflow, disponível no fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS que funciona integrada a qualquer sistema, é possível disparar uma solicitação para a área de manutenção. Após o reparo, o técnico, por meio de um dispositivo móvel, faz os apontamentos do que precisou ser reparado e dos insumos que foram utilizados naquela ação. Estes recursos transformam totalmente a jornada do chão de fábrica e promovem uma agilidade impensável sem o apoio da tecnologia. Antigamente tudo isso era feito em uma folha de papel. Hoje, os operadores usam tablets e smartphones.
Chegando à ponta final, na entrega das mercadorias, a TOTVS possui o Cockpit Logístico. O sistema ajuda a roteirizar a carga de forma web e colaborativa: identifica a melhor rota e fornecedor de frete para o planejamento adequado da logística. Além disso, a ferramenta faz o monitoramento online do caminhão, conectando o motorista à uma central que controla todos os passos da entrega.
Diante de tanta automatização proporcionada pela transformação digital da manufatura, a quantidade de dados gerados é imensa. Na era da informação, “data is the new oil”. Mas, isso só é valioso se soubermos aproveitar tudo o que foi coletado para fazer análises preditivas. A TOTVS possui o TOTVS Smart Analytics, desenvolvido em parceria com a GoodData, plataforma capaz de processar grandes volumes de dados e extrair informações estratégicas. Por exemplo, a análise do comportamento dos equipamentos: se um deles apresenta falhas com muita frequência, o funcionário consegue, antecipadamente, planejar a parada da máquina para manutenção ou, até a troca, para que não interrompa o ciclo de produção.
“A TOTVS está comprometida em promover a transformação digital dos negócios. A companhia se preparou para oferecer aos seus clientes o apoio que precisam na entrada ao mundo digital. Com importantes direcionamentos nos seus softwares especializados no setor de manufatura, a TOTVS está pronta para ajudar as companhias brasileiras a se desenvolverem e conquistarem mais rentabilidade nas suas atividades e ampliar o seu marketshare”, comenta Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Logística e Manufatura da TOTVS.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa