Expositores do setor de automação ressaltam oportunidades na Feimafe

Schunk e Fanuc avaliam boas chances de negócio e geração de networking para segmento industrial de robôs, tornos e outras máquinas-ferramenta automatizadas.

Não raramente, participantes de primeira viagem da Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura se surpreendem com a quantidade de novos contatos e negócios gerados por estarem dentro da feira. Em 2013, por exemplo, a Schunk do Brasil estreou no Pavilhão do Anhembi. O bom retorno em 2013 fez com que a empresa garantisse lugar este ano na Feimafe 2015, que acontece de 18 a 23 de maio.

“Há dois anos superamos nossa expectativa de visitantes, contatos, solicitações de visita e negócios. É o maior evento do segmento de manufatura e automação na América Latina, e a principal vitrine de negócios no Brasil. A Feimafe permite contatar clientes que dificilmente teríamos acesso no dia-a-dia de nossa equipe de vendas, seja pela localização ou oportunidade de conseguir contato com as pessoas mais importantes para apresentação dos produtos, sejam eles influenciadores e/ou decisores”, avalia o gerente geral da empresa, Sergio Coca.

Agora, em 2015, a Schunk vem à feira apresentar tecnologia de fixação de peças e ferramentas de corte, sistemas de garras, componentes para robôs e acessórios para automação. A expectativa é boa já que, no ano passado, a empresa teve crescimento de 50% em suas vendas. A ideia da Schunk é priorizar equipamentos voltados à automação.  “A automação dos processos de usinagem, montagem e embalagem serão priorizados, uma vez que com a desvalorização cambial do Real, abre-se a oportunidade de incremento de exportações". Ainda de acordo com o executivo, o ganho de produtividade e redução de tempo de preparação de máquinas pode variar de 70% e 90%, a exemplo de projetos atendido para empresas dos segmentos aeronáutico, automotivo e ferramenteiro.

Outra expositora, a Fanuc, ressalta também a importância da Feimafe como recurso para chegar aos principais fornecedores e clientes, estratégia importante para negócios a curto e médio prazo. A história da empresa com a feira data ainda de 1995, explica o gerente de Vendas e Marketing CNC, Ricardo Huelsen.


Continua depois da publicidade


“Este ano a Fanuc mostrará ao mercado o novo formato da empresa, em que as três áreas de negócio estão sob a mesma administração: CNC, robôs e robodrill (máquinas). A Fanuc, em seguimento à filosofia de nosso fundador, Seiuemon Inaba, não se apequena diante dos revezes econômicos nos países onde atua, ao contrário, costuma investir muita energia diversificando o seu mix de produtos e buscando mercados alternativos. A área automobilística ainda é o nosso carro-chefe, seguida da área de produtos para prospecção de petróleo e implementos agrícolas”. Além de estar presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas, a empresa também efetua vendas e suporte em Buenos Aires, na Argentina.

Este ano a Feimafe reafirma seu desempenho histórico de espaço para realização de bons negócios. Em pesquisa de janeiro de 2015 com os profissionais da indústria metalmecânica realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, 75% dos participantes indicaram que a feira é o evento para quem quer fechar negócios. Para 81% desse contingente, na Feimafe encontram todos os fornecedores que precisam.  Nessa edição, os expositores estarão organizados em 85 mil m² e, além da forte presença da indústria nacional, a feira receberá nove pavilhões internacionais.

Serviço

15ª Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: 18 a 23 de maio de 2015
Horário: de 2ª a 6ª feira das 10h às 19h - sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi


Tópicos: