Resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (9) reduz o imposto de importação de 141 bens de capital (máquinas e equipamentos), informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Os produtos foram inseridos no regime conhecido como "ex-tarifário", que consiste na redução temporária das alíquotas, de 14% para 2% e para zero, no caso de bens de capital, sem produção no país. O objetivo é estimular investimentos produtivos na economia brasileira.
Os investimentos globais e os relativos às importações de equipamentos, vinculados aos ex-tarifários publicados hoje são, respectivamente, de US$ 951 milhões e US$ 307 milhões, informou o governo federal. Segundo o MDIC, os principais setores beneficiados foram os de autopeças, bens de capital e alimentício.
Entre outros investimentos produtivos, a redução de alíquotas vai reduzir os custos para instalação de fábricas de compressores de ar em Barueri (SP); para processamento de massas e biscoitos, no Rio de Janeiro (RJ) e para produção de óleos químicos e ingredientes para cosméticos em Americana (SP).