Notícias
Numa operação de furação, a máquina furadeira é responsável pela movimentação da broca, sendo esta a responsável pela remoção de material. Para operações de furar a broca mais utilizada é a broca helicoidal, mas a par desta ainda existe um grande número de brocas para as mais diversas finalidades.
A broca helicoidal fixa-se à máquina pelo seu encabadouro que pode ser de forma cônica ou cilíndrica. A parte cortante recebe sua forma fundamental graças às duas ranhuras de forma helicoidal. Os dois gumes principais formados pelo aguçamento da ponta são responsáveis pelo corte do material, enquanto o gume transversal, que encontra-se entre as duas faces de incidência, comprime o material para fora consumindo assim cerca de 40% da força de avanço.
Na escolha da broca devem ser considerados os seguintes fatores:
Pelo diâmetro do furo a ser aberto e o material a ser perfurado, segundo a DIN, a broca classifica-se em W, H ou N. Com estes parâmetros determina-se o ângulo da hélice e da ponta e assim seleciona-se a broca. Por fim é necessário que se verifique o aguçamento dos gumes. Uma broca com os gumes arqueados para frente ou para trás gasta rapidamente, enquanto uma broca com os gumes com comprimentos desiguais gera um furo maior que o desejado.
Veja em animação os componentes e parâmetros da broca:
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa