Usinagem como Referencial Pré-Histórico

A Pré-História compreende o período que vai desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, sendo subdividida em:

  • Idade da Pedra Lascada (Paleolítico - fig. Machado de Pedra Lascada)
  • Idade da Pedra Polida (Neolítico - fig. Foice de osso)
  • Idade dos Metais (fig. Pontas de armas)
Fonte: SOUZA. Osvaldo,
Fonte: SOUZA. Osvaldo, "História Antiga e Medieval", Editora Atica
 
Observe que a usinagem evoluiu juntamente com o homem, sendo usada como parâmetro de subdivisão de um período (Idade da Pedra Polida).

 

Surge o Princípio da Fabricação

No Periodo Paleolítico, as facas, pontas de lanças e machados eram fabricados com lascas de grandes pedras. No Periodo Neolítico, os artefatos eram obtidos com o desgate e polimento da pedra (Princípio da Retificação).

Surge o Conhecimento de Novos Materiais

O Homem passa a usar metais na fabricação de ferramentas e armas no fim da pré-história. Os primeiros metais a serem conhecidos foram o cobre e o ouro, e , em escala menor, o estanho. O ferro foi o último metal que o homem passou a utilizar na fabricação de seus instrumentos.

A Evolução da Ferramenta

Com a pancada de uma cunha manual, surgiu o cinzel e, movimentando esta ferramenta para frente e para trás e aplicando-se pressão, surgiu a serra.

Dispositivo da era Neolítica usado no corte de pedras


Dispositivo da era Neolítica usado no corte de pedras

Um grande avanço nesse período foi a transformação do movimento de translação em movimento de rotação (com sentido de rotação invertido a cada ciclo). Este princípio foi aplicado em um dispositivo denominado Furação de Corda Puxada

Furação de Corda Puxada

A prova da existência desse mecanismo foi uma pintura encontrada em um túmulo datado de 1450 A.C.

A Evolução da Máquina-Ferramenta

A figura abaixo mostra que a evolução das máquinas possibilitou que um só homem, com pouco esforço físico, realizasse seu trabalho.

Evolução das máquinas-ferramentas

No século 19 o trabalho do ferreiro era muio lento. Surgem então as máquinas movidas a vapor. Nas primeiras aplicações industriais, a energia gerada pelo motor a vapor era transmitida para as máquinas da oficina através de eixos, correias e roldanas. Mais tarde o vapor viria a ser substituido pela energia elétrica.

A introdução de suporte de ferramentas mecânico ao torno é um outro exemplo de um grande avanço no processo de fabricação. O suporte eliminou a necessidade de segurar as ferramentas com as mãos, reduzindo o risco de acidentes.

Suporte de ferramentas mecânico ao torno

Mais recentemente, durante o período das grandes guerras, ocorreu um novo e considerável progresso das máquinas destinadas à fabricação, com o desenvolvimento de partes intercambiáveis.