Notícias
As principais operações executáveis através de torneamento são:
Reveja as animações no final desta página.
Outras operações:
As ferramentas para torneamento sofreram um processo evolutivo ao longo do tempo . A demanda da produção, cada vez mais acelerada forçou a procura por ferramentas mais duráveis e eficientes. Dos cinzéis utilizados nas operações manuais até as pastilhas cerâmicas de alta resistência.
Os primeiros passos de pesquisa passaram pela procura das melhores geometrias para a operação de corte. A etapa seguinte dedicou-se à busca de materiais de melhores características de resistência e durabilidade. Finalmente passou-se a combinar materiais em novos modelos construtivos sincronizando as necessidades de desempenho, custos e redução dos tempos de parada no processo produtivo. Como resultado desta evolução consagrou-se o uso de ferramentas compostas, onde o elemento de corte é uma pastilha montado sobre uma base.
Veja abaixo a montagem da pastilha sobre a base.
Existem diferentes tipos de pastilhas e sistemas de fixação. As pastilhas podem assumir diferentes formas geométricas. Elas podem também ser classificadas por tipo; face simples, dupla face, com ou sem quebra cavaco. As formas possíveis são mostradas na figura abaixo.
Os ângulos, planos de referência, denominações geométricas e movimentos das ferramentas de corte para torneamento foram já apresentados em módulo anterior. Para rever estes parâmetros volte em Ferramentas de Corte de Geometria Definida.
No torneamento, a matéria prima (tarugo) tem inicialmente a forma cílíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo. Abaixo as variações do processo de torneamento.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa