por
Gabriela Perdeneiras | 22/02/2023
Notícias
Política industrial ajuda a criar melhores condições de mercado e resolve problemas da sociedade
Política industrial, de acordo com teóricos, pode ser entendida como um trabalho do governo para fomentar determinado setor, por meio do desenvolvimento industrial. Na prática, é um conjunto de leis, incentivos e ações que movimentam o setor público e privado em prol de um objetivo.
A meta é sempre resolver um problema de âmbito nacional que tenha alto impacto na sociedade. Aumentar a capacidade de conectividade do país é um exemplo, assim como transformar a matriz energética, buscando fontes mais sustentáveis.
Leia também:
Uma vez identificado o problema, o governo estuda modos de ajustar as leis para que a indústria consiga resolvê-lo. Um exemplo nacional é a questão dos genéricos. A distribuição de remédios era um problema de saúde nacional, afinal o preço elevado impedia a população de se tratar de forma correta.
Ao criar e implementar a leis dos genéricos nos anos 90, que permitiram que as indústrias farmacêuticas produzissem remédio com a licença vencida, o governo conseguiu construir uma rede mais completa de distribuição dos fármacos.
Além disso, as indústrias aumentaram sua produtividade, gerando mais emprego e riqueza para os lugares onde estão instaladas.
Outros exemplos de políticas industriais brasileiras remontam ao começo da industrialização, quando o governo criou uma série de ferramentas para aumentar a capacidade produtiva do país, como restrições às importações e incentivo à produção nacional.
Continua depois da publicidade |
Diferentes países usam esse instrumento para criar e executar soluções para problemas da sociedade. Nos Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, são criadas missões. Funciona assim: o governo lança um desafio pro setor industrial e cria o ambiente necessário para que este consiga achar a solução.
No fim, empresários e sociedade civil saem ganhando quando as políticas industriais são bem pensadas e executadas. Com tantos desafios tecnológicos pela frente, essa é uma saída viável para o Brasil se posicionar como pioneiro em diferentes setores e ainda gerar novos empregos e desenvolvimento.
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa