por
João Marcio Tosmann | 12/07/2022
Notícias
Existem diversas técnicas de manutenção industrial para prevenir falhas, garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar possíveis perdas na produção. Uma das mais conhecidas é a Manutenção RCM.
Existem diversas técnicas de manutenção industrial para prevenir falhas, garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar possíveis perdas na produção. Uma das mais conhecidas é a Manutenção RCM (Reliability Centered Maintenance), também conhecida por MCC (Manutenção Centrada em Confiabilidade).
A RCM teve seu início em 1970, nos Estados Unidos, para atender a necessidade de certificação de uma nova linha de aeronaves Boeing 747. Na mesma década surgiram os primeiros conceitos, documentos e trabalhos científicos sobre essa técnica de manutenção.
Sua teoria envolve principalmente a confiabilidade das máquinas e de qualquer processo produtivo. A RCM tem o objetivo de fazer uma gestão estratégica dos ativos para aumentar a disponibilidade dos equipamentos, além de visar o melhor custo-benefício para as empresas.
Mas afinal, como funciona essa técnica?
Essa técnica de manutenção apresenta uma abordarem sistêmica que permite que as empresas realizem trabalhos de manutenção de forma simplificada e eficaz. Mas como isso acontece?
Segundo John Moubray, autor do livro “RCM II – Reliability Centered Maintenance?”, a manutenção é a segunda, senão a primeira despesa dos custos operacionais de uma indústria.
Então, o principal foco da RCM é reduzir ao máximo o LCC (Life Cicle Cost, ou seja, o custo do ciclo de vida do ativo), que é a soma de todos os custos do equipamento. Por exemplo, custo da produção, instalação, manuseio, manutenção, até mesmo desinstalação e descarte.
A partir da manutenção centrada em confiabilidade, é possível traçar estratégias de manutenção para cada um dos ativos que estão envolvidos no trabalho. Para isso, a RCM apresenta os seguintes princípios:
A partir dessa técnica de manutenção, os gestores conseguem distinguir quais são as melhores estratégias para cada processo.
Continua depois da publicidade |
Por exemplo, uma manutenção corretiva pode ser feita em um equipamento que apresenta alto grau de criticidade, entretanto, não é a melhor opção. Para esses ativos, o recomendado é a manutenção preditiva, diminuindo os custos e aumentando a confiabilidade dos processos.
A RMC tem exatamente esse objetivo: traçar a melhor maneira de executar a manutenção, ou seja, fazer uma gestão de manutenção eficaz e segura.
A aplicação da RCM na indústria é feita nas seguintes etapas:
Segundo Moubray, para desenvolver a técnica de Manutenção RCM é necessário responder certas perguntas sobre o processo produtivo da empresa. Confira a seguir:
A partir das respostas, identificação e análise de cada ativo da produção, é possível colocar o plano RCM em prática para otimizar e trazer mais confiabilidade para os processos industriais.
Para avaliar os resultados, os gestores podem utilizar os relatórios de diagnóstico de cada equipamento, além dos seguintes indicadores de eficiência:
Com profissionais qualificados e uma gestão de manutenção adequada, a Manutenção RCM pode trazer diversos benefícios às empresas. Confira abaixo:
A RCM nos ajuda a garantir a eficiência, desempenho e segurança dos processos e trabalhadores, além de visar o melhor custo-benefício para as empresas, visto que tem como objetivo reduzir ao máximo o custo do ciclo de vida dos ativos.
Para uma manutenção segura, também é imprescindível que seja realizado o seccionamento e impedimento de reenergização de máquinas que estejam em manutenção.
Segundo a NR-12, o uso de dispositivos de bloqueio, cadeados e etiquetas de sinalização devem, obrigatoriamente, estar presentes em qualquer manutenção, impedindo que os trabalhadores sejam expostos aos riscos presentes.
Gostou? Então compartilhe:
João Marcio Tosmann
Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Atualmente é diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem que oferece consultoria, treinamento e elaboração de procedimentos para implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP).
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa