Notícias
por: João Lovo, Ellen Masalskas, Ricardo Nisioka Kimura, VALERIA MEIRELLES CARRIL ELUI, Carlos Fortulan
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo
Idioma: Portugues
Resumo
O desenvolvimento da Manufatura Aditiva (MA) nas quatro últimas décadas, possibilita hoje, enorme liberdade geométrica e de materiais na confecção de produtos. Os processos baseados em fotopolimerização como DLP (Digital Light Processing) se destacam dentro da MA por utilizarem máquinas consideravelmente acessíveis, produtivas e de alta resolução. O objetivo desse trabalho foi o de selecionar e caracterizar algumas resinas comerciais, utilizadas para MA por fotopolimerização em cuba e assim detectar a tendência daquelas consideradas de alto desempenho. Corpos de prova foram impressos por DLP e submetidos aos ensaios de tração, compressão e flexão. Também foram verificadas as composições químicas de cargas inorgânicas presentes nestas resinas e sua correlação com as propriedades mecânicas. Dentre as quatro resinas analisadas, a mais resistente (contendo Ba, Al e Si), atingiu 50 MPa em tração, 97 MPa em compressão e 67 MPa em flexão, valores notavelmente interessantes para aplicações sob carregamento. Os resultados e qualidade das peças obtidas, com as resinas testadas, estimulam a ampliação do uso dos processos de MA por fotopolimerização em cuba bem como a proposição de resinas compósitas, tanto na pesquisa, quanto em na fabricação de produtos em geral.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa