Composto mercadológico de imóveis residenciais [dissertação] : uma análise do ponto de vista do incorporador e do cliente

por: Dantas, Maria Lia Carvalho / Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico.

Enviar e-mail para o autor



Orientadores: Hochheim, Norberto.

Páginas: 207

Idioma: Portugues

Notas:

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Bibliografia : f. 201-207.




Resumo

Neste trabalho é, proposta o estudo do composto mercadológica de imóveis residenciais sob a ótica do construtor e do cliente, visando identificar as diferenças existentes entre estas e a satisfação do cliente com o seu imóvel. A pesquisa fundamentou-se no pressuposto que o conhecimento das diferenças entre os pontos da vista do cliente e do empresário acerca do marketing-mix, permite à empresa oferecer um pacote de valor compatível com as expectativas do seu público-alvo constituindo-se, portanto, em informação fonte de vantagem competitiva. O referencial teórico pesquisado, principalmente na literatura de marketing, qualidade da habitação e satisfação residencial, deu suporte a formulação da metodologia empregada, que se baseou em questionários aplicados aos proprietários de empresas construtoras e seus respectivos clientes. A aplicação prática do trabalho constituiu-se de um estudo de caso aplicado ao segmento de mercado de imóveis residenciais de três dormitórios, recentemente entregues, localizados no bairro Centro de Florianópolis. Neste estudo verificou-se as diferenças existentes entre a visões dos empresários e dos clientes a respeito do marketing-mix e distinguiu-se os aspectos satisfatórios e insatisfatórios dos empreendimentos pesquisados. Concluiu-se que existem diferenças no ponto de vista do cliente e do empresário no que tange ao composto mercadológico dos imóveis do segmento estudado, destacando a utilidade da aplicação da metodologia para auxílio às empresas incorporadoras no desenvolvimento das ações de marketing e aumento da satisfação do usuário de imóveis.

Enviar e-mail para o autor




Comentários



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta