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por: Malafaia, Artur Mariano de Sousa
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Páginas: 114
Idioma: Portugues
Notas:
Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo a determinação dos
parâmetros de soldagem a ponto pelo processo de fricção-mistura (FSSW)
em uma liga de alumínio AA2024-T3, pela comparação de resultados
obtidos em ensaios de cisalhamento e arrancamento em tração e ensaios
de fadiga em juntas sobrepostas. Juntas rebitadas da mesma liga também
foram ensaiadas, nas mesmas condições, para comparação de propriedades
mecânicas. Os principais parâmetros do processo FSSW são: velocidades
de avanço e de rotação da ferramenta, profundidade de penetração e
tempo de patamar. Foram explorados principalmente os parâmetros:
profundidade de penetração e rotação da ferramenta. Os resultados dos
ensaios de cisalhamento em tração possibilitaram a determinação da
resistência ao cisalhamento das juntas soldadas a ponto, que
apresentaram valores inferiores, mas próximos aos obtidos nas juntas
rebitadas. Análises microestruturais e de microdureza foram realizadas
para elucidar alguns resultados dos ensaios executados. Os ensaios de
fadiga foram executados sob controle de carga, com razão de carga
R=0,1, em corpos de prova confeccionados com os parâmetros que geraram
os melhores resultados em ensaios de cisalhamento em tração. Para as
juntas soldadas, uma técnica de monitoramento de defeitos (MCV
monitoramento comparativo de vácuo), baseada na diferença de pressão de
vácuo, foi utilizada apresentando bons resultados. Apesar de resultados
similares em ensaios de cisalhamento em tração, as juntas soldadas
apresentaram vida bastante inferior nos ensaios de vida à fadiga,
quando comparadas com as juntas rebitadas.
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