Notícias
por: Rogério Pontes de Araújo, Tiago Rolim, JOSÉ OLIVEIRA
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Idioma: Portugues
Resumo
No cenário atual da indústria moderna, há uma busca constante pelo desenvolvimento de produtos com qualidade e que atendam às tolerâncias dimensionais e geométricas estabelecidas em projeto. Contudo, são diversas as variáveis que influenciam no processo, e que promovem desvios de especificações dos itens manufaturados. As máquinas ferramentas não são perfeitas e correspondem a um dos fatores de maior relevância na obtenção de não conformidades em peças fabricadas. Com isso, a realização de ensaios geométricos nesses equipamentos, se torna cada vez mais importante como ferramenta essencial no controle de qualidade, fornecendo dados sobre o estado de funcionamento e capabilidade de processo. O objetivo deste trabalho é propor um procedimento de medição de peças-teste para verificação de erros geométricos em centros de usinagem, sendo de fácil aplicação e baixo custo, baseado nas normas NBR NM-ISO 10791-7:1999 e ISO GUM 2008. A metodologia do trabalho consistiu na fabricação de peças-teste, utilizando uma impressora 3D e um centro de usinagem, e realização de medições, numa máquina de medição por coordenadas. Ao final são apresentados estudos comparativos dos resultados adquiridos, e comentários acerca da norma existente sobre o tema, além da apresentação de um procedimento para auxílio no controle de qualidade.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa