Notícias
por: André Barros, Clarissa Cruz, Amauri Garcia, Noé Cheung, Crystopher Brito
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Idioma: Portugues
Resumo
A ampla utilização de ligas do sistema Al-Cu-Mg na fabricação de peças estruturais de aeronaves deve-se principalmente às interessantes propriedades que estas ligas apresentam, tais como elevada resistência mecânica específica e alta resistência à fadiga. Apesar da grande importância tecnológica dessa classe de ligas de Al, observa-se ainda, poucos estudos que visem à proposição de correlações que prevejam níveis requeridos de propriedades mecânicas em função de parâmetros microestruturais. Assim, este trabalho objetiva investigar os efeitos de variáveis térmicas da solidificação de uma liga ternária Al-3%Cu-0,5%Mg sobre parâmetros da microestrutura (espaçamentos dendríticos primários (?1) e secundários (?2)), e destes sobre a microdureza resultante. Para tanto, a referida liga foi solidificada direcionalmente em um dispositivo vertical ascendente sob uma ampla faixa de valores de velocidade de avanço da isoterma liquidus (VL) e de taxa de resfriamento (TR). Técnicas tradicionais de metalografia, microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV) associada com espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) foram aplicadas na caracterização microestrutural. Observou-se que as leis de crescimento de ?1 e de ?2 em função de VL e TR podem ser representadas por equações do tipo potência. Finalmente, equações do tipo Hall-Petch foram propostas para correlacionar a variação da microdureza em função de ?1 e de ?2.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Próximos eventos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa