Autopeças: faturamento caiu 13,5% em 2012

Retração ocorreu em todos os segmentos, da venda a montadoras aos negócios intrassetoriais

 

O faturamento real do setor de autopeças em 2012 foi 13,5% menor que o de 2011, segundo levantamento feito com 87 empresas associadas ao Sindipeças e que representam 28,2% do faturamento total da indústria de autopeças no Brasil. Houve queda em todos os segmentos de mercado: de 16,4% nas vendas para montadoras; de 8,7% para reposição; de 13,5% no mercado externo e de 16,3% nos negócios intrassetoriais. 
 
No faturamento dividido por Estados, o Paraná foi o único com variação positiva, de 14,6% no acumulado de 2012 em relação a igual período de 2011. As demais unidades da federação participantes da pesquisa (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais) seguiram em trajetória de baixa, com quedas de 20,9%, 17,9%, 15,7% e 11,3%, respectivamente.