Existem inúmeros fatores que podem fomentar a inovação. Dentre esses, é possível citar desde aspectos organizacionais e econômicos, até aspectos geográficos e culturais de uma organização. Mas dentre todos os possíveis estímulos à inovação, destaca-se um em especial: o mercado, ou melhor, as demandas de mercado!
Não é novidade que as empresas têm analisado as demandas de mercado para a estruturação de suas estratégias de desenvolvimento. Afinal de contas, um produto ou serviço só é adquirido por um consumidor, se este percebe nele maiores benefícios frente a outros similares. Mas em um ambiente dinâmico, repleto de opções e novidades, como identificar maneiras para surpreender o cliente?
Em 1910, com um investimento inicial de apenas US$ 1.200, dois norte-americanos fundavam uma pequena empresa de máquinas, a Black & Decker. Sete anos depois, a empresa já revolucionava o mercado com o lançamento da primeira furadeira elétrica portátil de 1/4", com motor universal tipo pistola e interruptor gatilho. A partir de então, o seu crescimento foi vertiginoso, atingindo escalas mundiais, até a liderança em seu segmento de atuação.
Algo que sempre chamou a atenção na história de sucesso da Black & Decker foi a proximidade com os seus consumidores. Em 1925, inovando as estratégias comerciais da época, a empresa equipou um ônibus com uma pequena sala de aula para a demonstração de seus produtos. Quatro anos depois, preparou um avião, também como uma sala de aula, para demonstrações no ar das ferramentas elétricas usadas no recondicionamento de aeronaves. Tais iniciativas permitiram que os seus potenciais consumidores tivessem acesso diferenciado às ferramentas, ao passo que seus comentários e sugestões também fomentavam o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que ocorreu uma grande guinada em sua história. Até então, a Black & Decker sempre atuara no mercado profissional de ferramentas. A partir de 1941, a empresa passou a investir no mercado doméstico também. Qual a razão dessa nova estratégia?
Houve uma percepção que, geralmente às sextas-feiras, muitas ferramentas desapareciam das fábricas, voltando a reaparecer nas segundas-feiras seguintes. A conclusão foi que os operários as levavam para casa, aproveitando os finais de semana para fazer reparos e pequenos trabalhos em seus lares. A partir de então, surgiu a ideia de criar uma linha de ferramentas mais adequada ao uso doméstico, ou seja, menos potente, mais leve e com o design mais agradável. Em 1951, a Black & Decker atingiu o recorde histórico de um milhão de unidades vendidas e, no final desta década, a empresa já havia inaugurado várias novas fábricas na Europa.
Alheio ao fato de existirem diversas estratégias para acompanhar o mercado, a percepção sobre as necessidades do consumidor e o momento ideal para se lançar um novo produto sempre foram características comuns a empresas líderes. Apesar do risco do fracasso sempre ter estado presente ou, em algum momento ter feito parte da história dessas empresas, as chances de um novo sucesso sempre foram priorizadas suplantando eventuais desvios... Ainda bem!