Segundo informações do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje, 16, a confiança dos empresários da indústria voltou a crescer, após forte queda no mês de julho. O otimismo do empresário cresceu 1,2 ponto em agosto sobre o mês anterior, atingindo 54,5 pontos. Porém, segundo o levantamento, o acréscimo não signica uma mudança na trajetória de queda do índice, que vem ocorrendo desde o início de 2010.
Mesmo com o aumento, o otimismo dos industriais neste mês está 1,8 ponto abaixo do registrado em agosto do ano passado. Os indicadores variam de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam condição melhor ou expectativa otimista e abaixo, falta de confiança.
A confiança em agosto em relação a julho subiu para os industriais de todos os portes de empresas e praticamente de todas as regiões, com exceção do Nordeste, cujo indicador ficou estável em 57,7 pontos, o mais elevado na comparação regional. Entre os segmentos industriais, houve alta para a indústria de transformação e de construção. Já o índice da indústria extrativa caiu três pontos em agosto frente a julho, registrando 54,1 pontos.
Dos 28 setores da indústria de transformação pesquisados, o madeireiro e o de manutenção e reparação registraram falta de confiança, com índices abaixo de 50 pontos.
Em relação às condições atuais da empresa e da economia, o empresariado continua pessimisita, apresentando um índice de 46 pontos em agosto. Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses continuam positivas. o índice teve alta de 0,7 ponto sobre julho, registrando, neste mês, 58,7 pontos.