A convite da Fiat e em continuidade ao seu processo de expansão na América do Sul, a Takata anuncia que terá mais uma fábrica no Brasil, desta vez em Pernambuco, para a produção de sistemas de airbag, volantes e cintos de segurança. A planta atenderá inicialmente a nova fábrica da montadora, que está em fase de construção na cidade de Goiana. As empresas vão bater o martelo em reunião marcada para este mês, informou o vice-presidente da Takata América do Sul, Airton Evangelista, na quinta-feira, 3, durante a cerimônia de abertura oficial da planta de San Jose, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai.
“Por meio de um contrato de parceria com a Fiat, tivemos prioridade na escolha da montadora para fornecer esses sistemas de segurança para seus novos projetos em Pernambuco.”
O executivo não mencionou detalhes da nova planta, como valor do investimento ou capacidade produtiva, mas afirma que vai analisar qual a melhor localização nas redondezas de Goiana. Esta será a primeira unidade da Takata na região Nordeste e a quarta no Brasil: as demais estão localizadas em Jundiaí (SP), Piçarras (SC) e Mateus Leme (MG).
Além da Fiat, a Takata fornece sistemas de segurança para as principais montadoras instaladas no Brasil, como Ford, General Motors, Honda, Toyota e Volkswagen. A intenção, conta Evangelista, é aumentar a capacidade produtiva para acompanhar o crescimento da demanda das montadoras, que será impulsionado pela lei sancionada em 2009, que exige o uso obrigatório do airbag frontal (para motorista e passageiro) em veículos comercializados no Brasil, mesmo os importados, com abrangência de forma gradativa: a partir deste ano a obrigatoriedade recai sobre 30% dos veículos, no ano que vem o índice sobe para 60% e em 2014 a lei exige que 100% dos modelos saiam da fábrica com o sistema instalado.
Outros projetos também já fazem parte da carteira de pedidos da Takata: a empresa fornecerá airbags para 100% da produção do modelo Etios da Toyota, cuja fábrica está sendo erguida em Sorocaba (SP). O executivo também afirma que apesar da lei exigir apenas os airbags frontais para automóveis vendidos no Brasil, as fabricantes começam a expressar o interesse em aumentar a oferta do sistema em seus veículos para competir em igualdade com alguns importados, que chegam com airbags laterais e traseiros de série.
Para apoiar a produção local, a empresa começou a abastecer o País com as bolsas de airbag feitas em sua nova planta no Uruguai. Após um período de preparação de mostras e diversos testes de qualidade, a Takata Uruguai enviou em março deste ano o primeiro lote com 5 mil unidades para Jundiaí (SP), planta responsável pela montagem final do conjunto completo. A filial uruguaia teve abertura oficial realizada na quinta-feira, 3
Por Sueli Reis / Automotive Business