Notícias
Um estudo divulgado pela União Européia sobre inovação em 2010 apresenta um ranking entre 27 países da União Européia e compara com Estados Unidos, Japão e os países do Bric. No topo da lista europeia dos mais inovadores estão Finlândia, Dinamarca, Suécia e Alemanha. As publicações em cooperação entre empresas públicas e privadas, os rendimentos trazidos pelas patentes, investimento em P&D foram citados como um dos principais fatores que levaram esses países a alcançarem as melhores posições.
O relatório foi baseado em 24 critérios, entre eles recursos humanos, investimentos das empresas em inovação, impacto na economia, geração de empregos para cargos de mão de obra especializada, receitas vindas de patentes e vendas de produtos inovadores. Japão e Estados Unidos são citados a parte no relatório como os países com melhores desempenhos, 40 e 49%. Entre os motivos apontados para o alto desempenho dos Estados Unidos estão investimentos em P&D e negócios para este seguimento, publicações em parceria, número de patentes e exportação de serviços em conhecimentos especializados.
O relatório destaca também os países do Bric, em que China e Brasil são apontados como países que devem alcançar em breve o mesmo nível dos europeus, ainda que estejam 55 e 58% atrás, enquanto Rússia e Índia estão a 37 e 53% em 2010. Embora a diferença seja grande, o relatório aponta para uma diminuição em alguns itens, em especial nos que levaram os países europeus e EUA e Japão ao topo do ranking. No entanto, os europeus aumentaram a diferença nos quesitos investimentos em educação superior e exportação de produtos de média e alta tecnologia.
Leia o relatório completo.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa