Notícias
Imagens: Divulgação
A Rotomoldagem ou Moldagem Rotacional é um processo industrial que permite ilimitadas possibilidades de projeto com o benefício adicional de baixos custos a pequenas escalas de produção.
Neste processo pode-se obter peças em polietileno, náilon, pvc, policarbonato ou qualquer outro tipo de termoplástico e alguns termofixos com limitações. Rotomolda-se ainda parafina (velas decorativas), chocolate (ovos de páscoa), argila (barbotina) entre outros.
O processo começa sempre com um molde, o qual é submetido à produção em um equipamento específico, onde receberá o polímero, é aquecido e posteriormente resfriado. Vários moldes podem ser colocados em cada máquina para uma maior otimização da produção.
O polímero utilizado é pré-medido e colocado em cada molde, que é posicionado no forno do equipamento para lento aquecimento e consequente moldagem pelo giro uniforme e simultâneo em seu eixo vertical e horizontal. Uma vez aquecido, o polímero preenche uniformemente toda a superfície interna do molde, o qual posteriormente é resfriado retendo esta uniformidade na espessura projetada, dando assim a forma final da peça.
Uma vez resfriado, o molde é aberto e a peça pode então ser desmoldada. A velocidade de rotação, o tempo, o aquecimento e resfriamento são projetados e controlados durante todas as etapas do processo.
Com um projeto adequado, partes normalmente montadas para formarem a peça final poderão ser produzidas em uma única peça, eliminando custos excessivos de fabricação. O processo possui também uma infinidade de particularidades importantes, como uma espessura consistentemente uniforme em toda a superfície ou a possibilidade de incrementos livres de tensão em determinadas regiões, assim como em seus cantos e arestas. Se resistência adicional é exigida, a geometria da peça poderá conter elementos estruturais para essa finalidade.
Insertos, alças, cortes, superfícies planas ou complexas, detalhes de superfícies, tais como logomarca, também podem ser incorporados. Os projetistas poderão contar ainda com a opção de paredes simples ou duplas, com seu interior oco ou preenchido com, por exemplo, espumas de isolamento térmico.
Quando o custo é um fator importante, a Rotomoldagem possui diversas vantagens sobre outros importantes processos. Em comparação a Injeção e ao Sopro, a Rotomoldagem pode facilmente produzir peças pequenas ou de grande geometria a um custo final menor. As ferramentas necessárias ao processo de Rotomoldagem também possuem um custo inferior. Alterações de projeto também podem ser incluídas com maior facilidade e a um custo menor.
Existem vários tipos de equipamentos industriais para rotomoldagem, como máquinas do tipo carrossel, de balanço, de túnel, máquinas esteiras. No uso industrial para processamento de termoplásticos, destacam-se as máquinas do tipo carrossel com forno e unidade de resfriamento forçado que se mostram mais versáteis e produtivas.
A Rotomoldagem é um processo de produção altamente versátil, uma opção que reúne diversas possibilidades de projeto com o benefício adicional de baixo custo de fabricação.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa